quinta-feira, 30 de abril de 2009

"Pequenos ainda têm problemas contábeis"

"Quando uma pessoa controla o dinheiro pelo canhoto do talão de cheques, procurando equilibrar os depósitos com os débitos, está fazendo um dos tipos mais simples de contabilidade pessoa física. Também é contabilidade o controle que a dona de casa faz das contas do mercado e das demais despesas, para chegar ao fim do mês sem débito. Numa grande empres, a contabilidade envolve processos complicados e sofisticados, que exigem um grande número de pessoas, entre as quais especialistas em legislação tributária, contadores, advogados. Porém, no caso de uma microempresa, quando o empreendedor tem o dinheiro contado para a operação do negócio e não sobra muito para pagar serviços de terceiros, a contabilidade ganha uma dimensão diferente. A imagem não é nova, mas continua valendo: quem tem mais cara e coragem do que capital, e mesmo assim se atreve a abir uma empresa (caso da maioria dos novos empreendedores), é obrigado a bater o escanteio, correr mais que a bola e cabecear para o gol - e, se possível, marcar o gol, claro, para não ficar atrás da concorrência. Antes era pior, quando não existiam, por exemplo,o Estatudo da Microempresa e outros processos que facilitaram a vida da pequena empresa, como o Simples. Mas ainda assim permaneceu uma boa carga de burocracia. Mesmo para uma microempresa - a forma jurídica mais descomplicada de desenvolver um negócio - existem inúmeras obrigações fiscais (...) E não se esqueça: perdeu o prazo, vem a obrigação de arcar com multas e, em alguns casos, juros de mora" (Pequenos ainda têm problemas contábeis. o Estado de São Paulo, São Paulo, 16 de aio de 2000. Texto extraído da obra "Análise de Balanços" do prof. José Carlos Marion).

Portanto, não há dúvidas: a assessoria de um contador é extremamente importante para auxiliar o empreendedor no desenvolvimento de sua atividade empresarial.

Um comentário:

  1. Parabéns pelo blog e, quanto ao post, infelizmente o micro e pequeno empreendedor ainda não dá o devido valor à contabilidade. Nos últimos anos, com o avanço da informática a forma de gerir um negócio mudou e agora, mais do que nunca é imprescindível a orientação de um contador para todo e qualquer negócio.

    ResponderExcluir

O Blog Velani agradece os seus comentários!

Junior Velani