sexta-feira, 24 de abril de 2009

Algumas razões para o insucesso das pequenas empresas

Inúmeras são as pesquisas que apontam a mortalidade prematura de pequenas empresas no país. As principais causas para o insucesso estão intimamente relacionadas a fatores conjunturais, administrativos e financeiros, destacando-se a falta de demanda, a inexperiência do empresário, a escassez de crédito a inadimplência de clientes, a carga tributária, dentre outros fatores.

Contudo, o que chama a atenção, conforme pesquisa realizada pelo Sebrae e publicada na Gazeta Mercantil, em 18 de fevereiro de 2000, é o que índice de mortalidade aumenta na mesma proporção que o empresário se ausenta do negócio, ficando evidente que a mantença da empresa depende da dedicação exclusiva do empresário.

Outro erro cometido pelo novo empreender é o de confiar ao contador ações que seriam de sua competência. "Por deficiência gerencial ou desconhecimento do mercado, essas delegações redundam em fracasso, mesmo porque a atividade do contador é mais de retaguarda que de linha de frente".

Portanto, contar com o auxílio de um contador é fundamental. No entanto, certas ações são restritas e de competência exclusiva do empresário, que, assim, aliando suas habilidades negociais e administrativas com a assessoria contábil, poderá desenvolver com maestria suas atividades empresariais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Blog Velani agradece os seus comentários!

Junior Velani