quinta-feira, 23 de abril de 2009

7 + 1 pecados das pequenas empresas

Além de todos os pecados descritos no post abaixo, ainda é possível citar mais 1 (um): não contar com a assessoria contábil de um escritório ou de um profissional competente.

É imprescindível a contratação de uma assessoria contábil para dar suporte ao pequeno empresário no desenvolvimento de sua atividade empresarial. Instrui-lo a emitir corretamente os documentos fiscais, bem como a organizá-los de forma que possam ser fielmente escriturados na contabilidade, com a consequente apuração dos inúmeros tributos existentes (e são muitos!!!), possibilitando, assim, o levantamento periódico do balanço patrimonial e da demonstração dos resultados do exercício e da realização de planejamento tributário; elaborar e transmitir todas as obrigações acessórias (e são muitas !!!) exigidas pela legislação em vigor; orientá-lo sobre o registro de funcionários, elaboração de folha de pagamento e eventuais rescisões; e, ainda, auxiliá-lo a regularizar legalmente a empresa perante os órgãos públicos competentes e a se manter constantemente atualizado.

As empresas, por meio de seus representantes, devem saber de todas as obrigações legais a que estão submetidos e confiar a realização dos respectivos trabalhos a escritórios contábeis ou a profissionais da área legalmente habilitados e preparados para prestar a assessoria necessária!

2 comentários:

  1. Junior, bem propício o destaque a este + 1 pecado das pequenas empresas, pois de fato o bom assessoramento ajuda muito na vida empresarial. Já vi casos de empresas não conseguir liquidar dívidas fiscais por falta de um bom atendimento contábil. É necessário que o pequeno e médio empresário se conscientize da importância da contabilidade para suas empresas e mais que aprenda a fiscalizar os serviços prestados.


    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Enio

    Pelo site e o blog com informações bem esclarecedoras para quem esta constantemente em busca de conhecimento e de se manter atualizado.
    Sucesso e quero que saiba, sou uma grande admiradora do seu trabalho, tenho a idade do VELANI e quero muito fazer parte desta “Família Velani” um dia.

    Renata Carrocine
    re_carrocine@hotmail.com

    ResponderExcluir

O Blog Velani agradece os seus comentários!

Junior Velani