A ausência de um controle financeiro e a incompreensão das informações extraídas da contabilidade levam o gestor empresarial a tomar decisões falhas, tornando-o impotente diante do dinâmico mercado no qual se insere.
Nesse sentido, comprar mercadorias ou produtos quando o momento exigia a aplicação dos recursos em fundos de investimento ou remunerar os sócios sendo que o ideal seria reinvestir o dinheiro no negócio ou, então, deixar de antecipar pagamentos a fornecedores quando há sobra de caixa, perdendo uma boa oportunidade para negociar descontos financeiros são exemplos decorrentes da falta de um instrumento de gestão eficiente.
Dessa forma, insta destacar o controle de FLUXO DE CAIXA como um instrumento capaz de auxilar o gestor empresarial no controle financeiro da empresa.
Abaixo, seguem ilustrações do referido controle, em que se vislumbram os registros dos recebimentos e pagamentos realizados por uma organização, durante os cinco primeiros dias do mês, extraindo-se, por fim, o resultado financeiro disponível referente ao período em análise.
1. Modelo Proposto (em Excel)
2. Registro dos Recebimentos
3. Registro dos Pagamentos Efetuados
4. Resultado Financeiro do Período em Análise
O controle de fluxo de caixa permite ao gestor tomar a decisão de captar ou aplicar recursos com base no resultado financeiro apurado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O Blog Velani agradece os seus comentários!
Junior Velani