terça-feira, 12 de maio de 2009

Quem vem com tudo não cansa, Bete Balanço...

Aos empresários que buscam extrair das demonstrações contábeis as informações necessárias para a tomada de decisões e aos estudantes em geral, que estão iniciando a árdua caminhada no meio contábil, elaboramos modelos simplificados do balanço patrimonial e da demonstração dos resultados do exercício, bem como dos razonetes que fundamentaram a elaboração dos respectivos demonstrativos da empresa fictícia Bijus Ltda. Aos interessados, basta enviar um comentário, que tais modelos serão enviados por email, já que estão em planilhas de excel.

O balanço patrimonial evidencia a situação patrimonial estática da empresa em um dado período, enquanto a demonstração dos resultados de exercício representa a situação dinâmica. Com base nessas demonstrações, é possível encontrar "o ponto aonde quer chegar", ou seja, pode-se decidir, por exemplo, se a empresa precisa providenciar uma política de administração financeira mais rígida para receber valores de duplicatas, ou, então, se precisa antecipar o pagamento de fornecedores para melhorar sua situação de liquidez e diminuir a quantidade das dívidas.

Assim, conclui-se que para uma empresa o futuro pode ser perigoso, com "grana ou dor, num paraíso perigoso", dependendo do que "a palma da tua mão mostrou", ou melhor, dependendo do que for envidenciado nas demonstrações contábeis.



Nos posts futuros, trataremos das principais contas do balanço patrimonial e da DRE (demonstração dos resultados do exercício) de forma simples e objetiva, na tentativa de demonstrar aos empreendedores a importância do registro fiel das operações mercantis e negociais, devidamente comprovados, e da consequente análise dos indicadores da situação econômico-financeira e do endividamento da empresa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Blog Velani agradece os seus comentários!

Junior Velani