quinta-feira, 23 de abril de 2009

Os 7 pecados das pequenas empresas

"Conheça os principais erros dos marinheiros de primeira viagem e saiba como evitá-los:

1. Capital de Giro e Estoque

Comprar mercadorias mais do que o necessário é sinônimo de redução do capital de giro. Da mesma forma que, na falta de mercadorias em estoques, as vendas são prejudicadas.
(...) A saída para quem está começando é observar o movimento no concorrente em diferentes meses e dias da semana e ficar atento ao público-alvo, observando quais os produtos mais procurados.

2. Sociedade

Há quem procure anúncios de jornal, achando que basta encontrar um parceiro que possa injetar capital na firma (sic). O empresário esquece que essa pessoa vai conviver diariamente com ele e, principalmente, vai dividir os lucros e tomar decisões vitais para o empreendimento.

Os consultores costumam comparar sociedade ao casamento, Antônio Cesar de Oliveira explica que um sócio deve ser escolhido com a razão e não com a emoção. Parentes e amigos muito próximos, por exemplo, podem representar um risco. Outro consultor, Ulysses Reis, aconselha que os sócios procurem se conhecer bem, trabalhar juntos em negócios menores e, só então, se arrisquem a montar um negócio de longo prazo.

3. Inexperiência no Ramo

Com os programas de demissão voluntária, os chamados PDVs, o mercado ficou saturado de pessoas com capital disponível e vontade de montar seu próprio negócio. Essas pessoas, no entanto, na maioria das vezes trabalhando em empresas estatais por longo período, não tinham experiência nos ramos escolhidos.

A alternativa, nesse caso, é procurar profissionais antigos no setor que possam trabalhar como sócios ou prestar algum tipo de assessoria. Outra opção é encomendar um estudo de viabilidade em uma consultoria.

4. Aluguel

Muitos comerciantes tendem a achar que podem resolver sozinhos problemas que competem a profissionais, como a análise de um contrato de locação de imóvel. Com isso, cláusulas importantes e que podem provocar o fechamento da empresa passam despercebidas.

Nesse ponto, não há como economizar. Qualquer empresa, por menor que seja, precisa de assessoria jurídica nesses momentos.

5. Fatores macroeconômicos

Pacotes ou planos econômicos e outras modificações na conjuntura financeira do país refletem diretamente no desempenho dos negócios.

6. Ponto Comercial

Muitos empreendedores escolhem o ponto comercial sem pesquisar fatores como o fluxo de pessoas do local, se o sol da tarde bate na vitrine, dificultando a visualização dos produtos, e se o tamanho da loja é compatível com o produto que se pretende vender.

É preciso verificar os mínimos detalhes como segurança, limpeza, proximidade de estacionamento e frequência de público são aspectos fundamentais. Antes de fechar negócio, consultores aconselham que o empresário frequente por um tempo o local onde pretende fazer instalações. Dessa forma é possível verificar se as condições estão dentro de suas exigências.

7. Orçamento mal administrado

Há empresários que não esperam o prazo de maturação do negócio e começam a gastar grande parte ou a totalidade do lucro logo no início. Estes ficam descapitalizados para reinvestirem no negócio. Toda empresa quando nasce precisa de um período chamado "tempo de maturação". Nessa fase, o empresário deve ter cuidados redobrados com a administração dos recursos. É preciso calcular os gastos e, assim, fazer uma estimativa do faturamento. Além disso, é fundamental que as retiradas sejam mínimas e o capital seja reinvestido. Consultores calculam que deve ser reservado, pelo menos, 30% do faturamento mensal no caixa da empresa".

Fonte: Os 7 pecados das pequenas empresas. Jornal do Commercio, 12 jul. 2000, p. B-20 extraído da obra "Análise das Demonstrações Contábeis", 4a. edicação, do professor José Carlos Mairon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Blog Velani agradece os seus comentários!

Junior Velani