quarta-feira, 8 de julho de 2009

O exército de um homem só?

Satisfazer os anseios dos clientes, planejar estratégias, tendo em vista a volatilidade do mercado, e administrar eficientemente pessoas somados ao grande apetite arrecadatório do Estado são desafios que devem ser frontalmente enfrentados pelo gestor empresarial.

Para fazer frente ao primeiro desafio, é fundamental perquirir os desejos da clientela. Por conseqüente, os projetos de produtos e serviços devem ser planejados em função das exigências dos clientes e a competente execução dependerá da organização dos processos de trabalho de forma a melhor atendê-las.

Diante disso, o gestor deverá ficar atento às transformações do ambiente e aguçar suas percepções às inconstâncias do mercado para vislumbrar o que “está por vir”, ou seja, “pensar no futuro” para planejar as estratégias corretas no presente. Ser capaz, ainda, de se reinventar, quando assim for preciso, evitando o risco de ver seu negócio obsoleto e engolido pelas inovações trazidas pelo seu concorrente.



Em decorrência, perspicaz será o administrador que investir na gestão de pessoas, recorrendo ao processo de recrutamento e seleção para descobrir novos talentos e a treinamentos contínuos de seus colaboradores para a devida capacitação técnica e para o desenvolvimento de verdadeiros líderes. Dessa forma, nascerão equipes de alto desempenho que poderão apresentar surpreendentes resultados.

Por derradeiro, contar com o auxílio de uma competente assessoria contábil-financeira aliada a uma consultoria tributária tornar-se-á condição sine qua non para evitar que o Estado abocanhe muito além do que tem direito, impondo à empresa barreiras tributárias ao desenvolvimento de seus negócios.

Enfim, ao gestor, são apresentados os desafios. Basta, agora, querer enfrentá-los com as armas que têm nas mãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Blog Velani agradece os seus comentários!

Junior Velani