quinta-feira, 4 de junho de 2009

"Somos quem podemos ser"

Os colaboradores do escritório Velani Contabilidade e Assessoria participaram, nesta data, de uma dinâmica de grupos, que tratou assuntos ligados a aspectos comportamentais do trabalho em equipe, destacando-se o conhecimento individual e coletivo do cargo e das funções desempenhadas na organização contábil.

A dinâmica foi mediada por um dos diretores do escritório, Junior Velani, e pela supervisora do departamento de Recursos Humanos, Vanessa C. Marques.

Abaixo, breve relato dos trabalhos realizados:

Início dos trabalhos

Exposição dos objetivos e motivos da dinâmica de grupo;

1a. Atividade

"Somos quem podemos ser"

2a. Atividade

“O que esperar de um ‘cara’, que dirige van durante o dia e a noite entrega pizzas, em um show de talentos?”

Essa foi a primeira pergunta que veio à mente dos jurados do Britain´s Got Talent quando Jamie Pugh respondeu ao ser questionado sobre “o que fazia para viver”.

Visivelmente aterrorizado diante de uma enorme platéia, Jamie buscou, de alguma forma, refúgio ao colocar as mãos nos bolsos da calça. Imóvel na frente da banca de jurados, respondeu prontamente as questões que lhe eram formuladas como se as houvesse ensaiado minutos antes, sem demonstrar, em nenhum momento, qualquer indício de que estivesse preparado para aquela ocasião.

Um dos jurados indaga se o candidato já havia, alguma vez, se apresentado para uma platéia como aquela. Jamie se encolheu assustadoramente e respondeu com um suspiro: “não”. Não era nem preciso perguntar se ele estava em pânico.

Após receber votos de boa sorte, deixando no ar a dúvida sobre seu desempenho, Jamie surpreendeu a todos ao iniciar a canção, embora ainda estivesse com uma das mãos no bolso, diga-se de passagem.

Após alguns segundos, libertou-se da “prisão” e abrilhantou sua apresentação literalmente “soltando a voz” e, agora, com as mãos em movimento, transmitiu ao público a emoção que sentia naquele momento.



Aclamado pelo público, que o aplaudiu entusiasticamente ao fim da apresentação, Jamie foi questionado por Amanda, uma das juradas, como ele se sentia com tantas palmas, mas não conseguiu responder. “Foi maravilhoso” – completou Amanda.

Morgan, o outro jurado, foi mais incisivo, e disse abertamente o que todos pensaram quando ele pisou no palco. Ninguém poderia esperar nada de especial vindo daquele candidato.

Por fim, Simon Cowell, o último jurado, que estava incrédulo no início da apresentação, disse que os jurados se dispõem a viajar até outro país porque acreditam ser possível encontrar pessoas com talento especial assim como Jamie. Finalizou dizendo que Jamie deveria sempre confiar em si mesmo, pois um dia o sonho se torna realidade; e assim nos ensina a canção “quem duvida da vida, tem culpa. Quem evita a dúvida, também tem... Somos quem podemos ser... Sonhos que podemos ter ...”.

3a. Atividade

Para refletir



Conclusões

Aos supervisores de departamento

Cowell transmitiu uma mensagem direta aos líderes atuais, que devem se preocupar constantemente com o desenvolvimento de suas competências de liderança, exercendo papel fundamental na descoberta de novos talentos.

Isto porque, são pessoas como Jamie que fazem valer a pena o trabalho de treinamento, orientação e capacitação de nossos colaboradores.

Aos colaboradores dos departamentos

Acreditar no seu potencial é fator determinante para o crescimento profissional.

No entanto, confiar em si mesmo depende muito dos conhecimentos adquiridos por meio de cursos, treinamentos e palestras, bem como das habilidades práticas desenvolvidas no exercício do cargo ou da função.

Fotos do Treinamento




Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Blog Velani agradece os seus comentários!

Junior Velani