terça-feira, 19 de maio de 2009

Surpreenda seu concorrente

Surpreender o concorrente não significa simplesmente ofertar produtos ou serviços por um preço mais baixo. Significa, sim, demonstrar habilidades gerenciais, com ética e criatividade, para vencer a disputa conforme as regras do mercado.

A inovação é uma das armas do jogo. Inovar é criar algo novo. Fugir dos padrões convencionais. É uma jogada inédita, muitas vezes ousada, que causa surpresa no adversário, deixando-o imóvel, sem reação, atônito.



Tradicionalmente, muitos empreendedores “fiscalizam” a atividade empresarial alheia. Concorrem com as ofertas dos adversários sem analisar as condições de seu negócio ou sem se preocupar em proporcionar ao público alguma novidade. Oras, oferecer o mesmo produto ou serviço que é oferecido pelo concorrente por um valor menor nem sempre é vantagem ou retorno certo.

Isto porque, geralmente, o custo para a produção, comercialização ou, simplesmente, o custo dos serviços a serem prestados dependem de uma análise individual da empresa e de todo o seu ciclo operacional, ou seja, é necessário analisar desde a entrada da matéria-prima, ou a compra das mercadorias a serem revendidas, no estágio inicial do ciclo operacional, até a sua conseqüente saída, indicando os valores despendidos no processo e o retorno alcançado.

Dessa forma, de nada adianta colocar um preço menor no produto ou serviço tendo como base apenas o valor pelo qual o mesmo é ofertado pelo concorrente se os custos gerados são superiores à lucratividade do negócio.

Ademais, é importante destacar que o consumidor, nos dias atuais, está muito mais seletivo, buscando não só um produto ou um serviço, mas sim o “inusitado”, o que lhe causa surpresa, o que nunca antes foi visto, e todos os adversários, certamente, estão atrás dessa “jogada certa” para “fechar o game”.

Portanto, seguir o modelo do adversário, em um primeiro momento, pode até ser útil “para aprender a jogar”, mas se não houver o esforço do empreendedor para investir em iniciativas inovadoras, o concorrente saberá vencê-lo nessa disputa.

Um comentário:

  1. JÚ ..... ESSE ARTIGO FICOU ÓTIMO.

    "SHOW DE BOLA"!!

    BJOS ... CAROL

    ResponderExcluir

O Blog Velani agradece os seus comentários!

Junior Velani