Investidores, instituições financeiras, credores, governo e até mesmo os funcionários de uma companhia valem-se dos demonstrativos contábeis elaborados pela contabilidade para verificar a situação financeira, econômica e a rentabilidade da atividade empresarial.
As demonstrações contábeis que devem ser analisadas são:
- Balanço Patrimonial (BP);
- Demonstração do Resultado do Exercício (DRE);
- Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos (DOAR);
- Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA);
- Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL);
- Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC);
- Demonstração do Valor Adicionado (DVA);
Vale dizer que o balanço patrimonial e o demonstrativo de resultado de exercício são os relatórios financeiros mais utilizados para a análise das informações contábeis.
Dessa forma, com base nas demonstrações contábeis, os usuários podem extrair informações úteis sobre a posição econômico-financeira da organização e o retorno do investimento realizado pelos seus sócios ou por terceiros no desenvolvimento da atividade empresarial, utilizando-se, para tanto, de índicadores (índices ou quocientes) e análises vertical ou horizontal.
Portanto, ressalta-se a importância de se manter uma contabilidade fiel da empresa, que faça o levantamento dos demonstrativos contábeis acima citados, permitindo, assim, que todos os seus usuários possam tomar suas decisões com segurança.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
O Blog Velani agradece os seus comentários!
Junior Velani