terça-feira, 2 de outubro de 2012

Novo Site do Velani!


Em comemoração aos seus 35 anos, o Velani Contabilidade e Assessoria lança seu novo site: 


Agregado ao site, também um novo sistema INTRANET, garantindo aos clientes acesso rápido aos seus documentos e proporcionado-os uma ferramenta de gestão para as suas empresas!

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Da caneta ao computador: Velani Contabilidade e Assessoria atravessa décadas e completa 35 anos


Credibilidade. Foi pautado neste princípio que o Velani Contabilidade e Assessoria iniciou suas atividades em 1977 e completa neste mês 35 anos de atuação. Fundado pelos irmãos Enio Velani e Elzo Velani, surgiu a partir da aquisição de dois pequenos escritórios contábeis, com pouco mais de 20 clientes.

O primeiro endereço do escritório foi na Vila Imperial. A estrutura era de escritório contábil e despachante, o portfólio contava com serviços de contabilidade, apuração de impostos e registros de empregados.

Com o passar dos anos os processos foram mapeados, a equipe foi treinada de maneira eficaz, a estrutura física aumentou, investimentos foram realizados em tecnologia e o escritório não parou de crescer. O negócio deu tão certo que passou de pai para filho. Jr Velani, filho de Enio, começou a atuar na empresa em 2004, como auxiliar de escritório. Hoje, ao lado do primo Matheus Velani, Júnior comanda a empresa, no entanto Enio, seu pai, comparece ao escritório todos os dias, por ser sua “grande paixão”.

O Velani ultrapassou décadas oferecendo cada vez mais qualidade em seus serviços, para isso acompanhou o desenvolvimento tecnológico e possui uma estrutura de acordo com as principais tendências do mercado contábil. O Velani conta com uma equipe organizacional dividida em departamentos específicos, são mais de 40 colaboradores, capacitados e treinados de acordo com sua área de atuação. Hoje, são mais de 250 clientes – de grande, médio e pequeno porte.

“A empresa se manteve por tantos anos no mercado porque sempre trabalhou de maneira séria, honesta e com foco no cliente, nunca esquecendo as obrigações legais e motivação da equipe’, salienta Matheus Velani.

Diferenciais

Dentre os principais diferenciais do Velani Contabilidade e Assessoria, destaca-se a certificação ISO, que foi obtida neste ano. Segundo Matheus Velani, a empresa é a única da região de São José do Rio Preto a ser contemplada com este selo. “A certificação da ISO comprova que possuímos sistema de gestão da qualidade, com processos mapeados em uma política de credibilidade com objetivos e metas a serem cumpridos”, acrescenta.

Outra característica que agrega valor aos serviços prestados é a certificação do PQEC (Programa de Qualidade dos Escritórios Contábeis), que capacita a empresa e os processos de trabalho no desenvolvimento e na constante busca pela excelência da qualidade e dos serviços prestados na área de contabilidade.

Além disso, o Velani Contabilidade e Assessoria é membro do The International Accouting Group (TIAG), associação - fundada em 2003 e composta por mais de 200 escritórios contábeis distribuídos em cerca de 70 países -, que por meio da troca de informações, garante total assessoria aos empresários interessados em expandir seus negócios para outros países ou em receberem investimentos estrangeiros. 

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

"Maldade travestida de bondade tributária"


Com pretexto de simplificação, governo pretende unificar PIS e COFINS e aumentar ainda mais o peso tributário imposto ao empreendedorismo
O presidente do SESCON-SP, José Maria Chapina Alcazar, destaca que o segmento produtivo brasileiro deve estar alerta aos desdobramentos desta intenção do governo de junção das duas contribuições.

"A racionalização e a simplificação tributária são pleitos recorrentes do empreendedorismo, porém, se medidas neste intuito vierem acompanhadas de aumento tributário, também serão rechaçadas pelos contribuintes", argumenta o líder setorial, frisando que o peso dos tributos imposto à sociedade brasileira já ultrapassou o limite do suportável.

Ao lado do aumento direto da carga tributária, com a elevação da alíquota, o líder setorial aponta outra perversidade da proposta de junção do PIS e da COFINS: o fim do regime de cumulatividade. "Com este sistema, as empresas recolhem suas contribuições na mesma proporção de suas operações, de forma mais equânime. Caso ele seja extinto, grande parte das organizações terão seriamente comprometidas suas competitividade e até mesmo sua viabilidade", argumenta o empresário contábil, que ainda alerta para o aceno de elevação dos preços dos produtos e dos serviços, caso a medida seja efetivada, ou seja, prejuízo também para toda a sociedade.

Lembrando que atrás do imposto de renda, hoje o PIS e a COFINS representam a segunda maior fonte de recursos da União - em 2011 o recolhimento das duas contribuições representou 4,8% do PIB, Chapina Alcazar ressalta que o empreendedorismo não pode esmorecer e deve cobrar do governo a gestão eficiente dos seus gastos. "São divulgados recordes e recordes de arrecadação, portanto não há motivo de aumento da carga tributária, mas sim a administração correta destes montantes", finaliza.

Fonte: Assessoria de Imprensa SESCON-SP

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Lançamento do livro "Registros Cotidianos"

Na próxima quarta-feira, dia 29 de Agosto, às 20 horas, na CCLi Consultoria Linguística, em São José do Rio Preto, o diretor Jr Velani, do Velani Contabilidade e Assessoria, e a fotógrafa Nathy Silva, promoverão o evento de lançamento do livro "Registros Cotidianos", que é composto por trinta e seis crônicas e uma série de imagens fotográficas que traduzem o cotidiano e representam os sentimentos envolvidos na nossa rotina diária.

O projeto foi coordenado pelo João Paulo Vani, da HN Editora, de São José do Rio Preto/SP.



Fotos do evento na fan page da Editora: http://www.facebook.com/editorahn



sábado, 18 de agosto de 2012

A Gestão de Pessoas nas Empresas Familiares

No próximo dia 21 de Agosto, acontecerá o segundo encontro de sucessores de empresas familiares na sede do Velani Contabilidade e Assessoria. Nesta ocasião, será discutida a "gestão de pessoas" nas empresas familiares, com tópicos relacionados à contratação de familiares despreparados para assumirem cargos na empresa; o relacionamento dos colaboradores "familiares" com o antecessor e sucessores, bem como com os demais funcionários da organização; dentre outros assuntos.

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Os desafios dos sucessores nas empresas familiares

Foi realizado ontem o primeiro encontro do grupo de discussões "Os Desafios dos Sucessores nas Empresas Familiares" na sede do Velani Contabilidade e Assessoria.

O objetivo desses encontros é discutir  as responsabilidades da transmissão do poder de capital e gerencial; pesquisar, analisar e estudar casos práticos relacionados a esse tipo de empresa.


O próximo encontro está marcado para o mês de Agosto e tratará especificamente do tema: Gestão de Pessoas nas Empresas Familiares!

quinta-feira, 19 de julho de 2012

10% de desconto na compra de livros

Prezados colaboradores, parceiros e visitantes,

O Velani Contabilidade e Assessoria fechou parceria com a Editora Juruá!

Na compra de qualquer livro, clicando no banner da editora pelo Blog Velani, você ganha um desconto de 10%!

Ótima oportunidade!


sexta-feira, 22 de junho de 2012

Quinta Cultural de Junho!

O Velani Contabilidade e Assessoria receberá em seu auditório, na próxima quinta-feira, dia 28 de Junho de 2012, o Sr. João Paulo Vani, consultor de marketing e comunicação e fundador da HN Editora, ocasião na qual ministrará a palestra "Como planejar a escrita: dicas para escrever mais, e melhor" para colaboradores e convidados do Grupo Velani!


segunda-feira, 11 de junho de 2012

Palestra "Controles Empresariais"

Na próxima sexta-feira (15 de Junho), o Velani Contabilidade e Assessoria recepcionará seus clientes e convidados para o início do ciclo de palestras de capacitação em gestão promovidas em parceria com o SEBRAE.

A primeira delas tratará do tema: "Controles Empresariais - O Valor das Informações para a Gestão dos Negócios", cujo objetivo é sensibilizar o empresário sobre a importância da obtenção e utilização das informações na gestão dos negócios. 

As próximas palestras ocorrerão nos dias 22 e 27 de Junho; 12 e 19 de Julho; 02 e 16 de Agosto; e 10 de Setembro.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Empresas capacitam colaboradores em busca de melhores resultados


Comprometido com o crescimento pessoal e profissional de seus colaboradores, o Escritório Velani Contabilidade e Assessoria está oferecendo a todos os funcionários curso de língua inglesa. Para participar basta manifestar interesse no departamento de Recursos Humanos.

Jr Velani, diretor do escritório, explica que esta iniciativa tem o intuito de capacitá-los para a internacionalização das atividades do escritório. “Nossa expectativa é de que nossos colaboradores desenvolvam novas habilidades e estejam preparados para auxiliar a empresa nas tratativas com clientes de outros países”, afirma.

Cursos como este já são uma tendência entre as corporações. A estimativa é de que 60% das empresas de grande porte e 30% das médias já ofereçam este tipo de capacitação. Nas empresas menores esta medida ainda está sendo incorporada à sua cultura organizacional, por isso somente 10% das pequenas empresas oferecerem treinamentos internos.

“Os cursos in company possibilitam o aumento da satisfação profissional, otimizam o tempo e ainda geram oportunidade de crescimento tanto aos colaboradores quanto a empresa. Pretendemos ainda disponibilizar cursos de educação continuada em nossas áreas de atuação”, explica Velani.

As aulas de inglês serão ministradas pela CCLI Consultoria Linguística. O diretor da empresa, Daniel Rodrigues, afirma que há muitas vantagens em investir em capacitação. “Há a vantagem direta, pois um colaborador mais capacitado tende a ser mais produtivo e, portanto, otimiza os investimentos da empresa”, diz.

Rodrigues acrescenta que quando se fala em capacitação em línguas, sejam maternas ou estrangeiras, os benefícios são ainda maiores, já que este tipo de curso promove interação entre os colaboradores, desenvolvimento de habilidades cognitivas importantes para o dia a dia na empresa, melhor habilidade de expressão, dentre outras. 

“Além disso, quando uma empresa investe em um colaborador, valorizando-o, acaba ganhando mais dedicação”, salienta.

terça-feira, 15 de maio de 2012

Velani Contabilidade oferece treinamentos gratuitos para clientes


Palestras gratuitas, com temas relacionados à gestão, serão oferecidas gratuitamente aos clientes do escritório Velani Contabilidade e Assessoria. A iniciativa é em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e tem o intuito de auxiliar os empresários na gestão de seus negócios e, com isso, melhorar os resultados.

De junho a setembro, serão ministradas oito palestras, por profissionais do Sebrae, com os seguintes temas: “Controles empresariais - O valor das informações para a gestão dos negócios”; “Entendendo Custos, Despesas e Preço de Venda”; “Motivar sua empresa – trabalhar com um time de sucesso”; “Plano de marketing – uma ferramenta estratégica”; “Marketing de Serviços”; “Como atrair, conquistar e manter clientes - o passo a passo na fidelização de Clientes”; “Marketing Direto” e “Capital de Giro – Determinação e Gerenciamento”.

Júnior Velani, diretor do Velani, salienta que essa troca de experiência pode garantir bons resultados as empresas participantes, independente do setor de atuação. “Uma boa gestão é a base para o sucesso de qualquer negócio. O desenvolvimento de competências gerenciais pode auxiliar o empresário a alcançar a visão empreendedora”, acrescenta.

Os clientes do Velani que tiverem interesse em participar das palestras devem entrar em contato pelo e-mail junior@velani.com.br e solicitar a ficha de inscrição até 31 de maio. Todas as palestras serão realizadas no escritório Velani, localizado na rua Comendador Antonio Teixeira Correa Leite, nº716, a partir das 9 horas.

O primeiro encontro será no dia 15 de junho e abordará o tema “Controles Empresariais – O valor das informações para a gestão dos negócios”. A palestra será ministrada por Suemitsu Osada e tem o intuito de sensibilizar o empresário sobre a importância da obtenção e utilização das informações na gestão dos negócios. 

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Empresários de Rio Preto formam grupo para discutir sucessão familiar


No Brasil, segundo informações do Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), 90% das empresas são familiares, sendo que 30% chegam na segunda geração e somente 5% na terceira. Com o intuito de discutir as responsabilidades da transmissão do poder gerencial, pesquisar, analisar e estudar casos sobre o tema, a empresa Velani criou o grupo de discussões Os Desafios dos Sucessores nas Empresas Familiares.

O grupo será composto por 10 integrantes, de empresas familiares de São José do Rio Preto. Entre os empresários estão Luiz Herinque, da Tiririca Inspeções Veiculares e Maurício Azevedo, da Iza Travel. Os encontros serão mensais, com duração de aproximadamente duas horas. Entre os temas já previstos para abordagem estão: A sucessão nas empresas familiares; Situação atual da empresa; Recursos Humanos; Marketing; Finanças e Visão Estratégica.

Júnior Velani, diretor da Velani Contabilidade e Assessoria e idealizador do projeto, explica que o processo sucessório é um dos primeiros assuntos que deve ser tratado quando se pensa em um desenvolvimento em longo prazo. “É necessário entender e analisar a empresa como um todo, fazendo com que os valores e objetivos implantados pelo fundador se perpetuem”, acrescenta.

Outro ponto importante que será alvo das discussões do grupo é a geração que irá assumir o negócio. Velani comenta que é preciso conhecer a personalidade do empreendedor – como sua perseverança, honestidade, carisma e liderança -, a fim de levar adiante a cultura empresarial. “Oitenta e seis por cento das empresas que iniciaram, antes dos 10 anos, o planejamento sucessório tiveram êxito”, alerta Velani.

Os empresários interessados em participar do grupo devem entrar em contato pelo e-mail junior@velani.com.br. 

De geração para geração
Fundada em 1977 pelos irmãos Enio Velani e Elzo Velani, a Velani Contabilidade e Assessoria é hoje um dos escritórios de contabilidade mais conceituados de São José do Rio Preto. Jr Velani, filho de Enio, começou a atuar nos negócios da família em 2004, como auxiliar de escritório.

Hoje, ao lado do primo Matheus Velani, Júnior comanda a empresa, no entanto Enio, seu pai, comparece ao escritório todos os dias, por ser sua “grande paixão”. 
Júnior conta que partiu para os negócios da família em razão da sua vocação para a área de atuação da empresa. “Cursei duas graduações e duas especializações, pensando na administração da empresa e na execução dos serviços contábeis”, revela. 

terça-feira, 8 de maio de 2012

Escrituração Fiscal Digital

O Comunicado DEAT - Série EFD - Escrituração Fiscal Digital n. 05/2012 estabelece a obrigatoriedade da escrituração fiscal digital - EFD - prevista no artigo 250-A do Regulamento do ICMS, aprovado pelo Decreto n° 45.490, de 30 de novembro de 2000 - para os contribuintes relacionados nos seus anexos I a VI

A obrigatoriedade se aplica a partir da referência indicada nos anexos deste comunicado, ou a partir da data de início de atividade do estabelecimento, se posterior. 




 
 

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Para não ter problemas com Receita Federal, empresas têm de cumprir 26 obrigações tributárias


Quando se fala em abrir um negócio, a primeira palavra que vem a mente são os lucros, mas na prática, o empresário tem vários deveres a cumprir, que muitas vezes são sinônimos de despesas. No Brasil, uma empresa, que segue as leis à risca, tem de cumprir 26 obrigações e declarações tributárias e no caso de um deslize, como atraso ou descumprimento, o contribuinte está sujeito a algumas penalidades, como multas, por exemplo, que podem chegar a até R$ 5 mil.

A cada ano a Receita Federal melhora seus mecanismos para acompanhar o pagamento destes tributos, por isso o empresário tem de estar atento para não ficar em débito com o órgão. De acordo com informações da Receita, no ano passado a arrecadação originada de autuações chegou ao montante de R$ 109 milhões. Esses valores são referentes a autos de informação por sonegação, evasão e falta de recolhimento de tributos em 2011.

Para estar em dia com todas essas obrigações e se livrar de multas indesejadas e possíveis dores de cabeça o ideal é que a empresa se organize bem de acordo com as datas importantes e, se possível, tenha um escritório de contabilidade, que seja responsável por todas estas pendências. “Os problemas mais comuns entre os empresários são informações erradas sobre faturamento e atraso na entrega de dados”, explica Jr Velani, diretor do escritório Velani Contabilidade e Assessoria.

Mesmo terceirizando o trabalho de contabilidade, é importante que o empresário esteja atento ao trabalho do escritório e sempre envie as informações corretamente, sobretudo, dentro dos prazos, para que não haja erros e atrasos.

Velani comenta ainda que nem sempre a empresa tem um controle efetivo das receitas e despesas, o que resulta em uma declaração incorreta. “Quanto mais organizado e detalhado for o trabalho, menos chances o empresário tem de cometer erros”, ressalta o diretor do Velani Contabilidade e Assessoria.

Confira abaixo as 26 obrigações tributárias e as penalidades pelo descumprimento:

Declaração de Benefícios Fiscais (DBF)
R$ 5.000*
Declaração Cide-Combustíveis (DCide)
R$ 5.000
Demonstrativo do Crédito Presumido (DCP)
R$ 5.000
Demonstrativo de Exportação (DE)
R$ 5.000
Declaração de Operações com Cartões de Crédito (Decred)
R$ 5.000
Declaração de Informações Fiscais Papel Imune (DIF)
R$ 5.000
Declaração de Informações sobre Atividades Imobiliárias (Dimob)
R$ 5.000
Declaração de Serviços Médicos e de Saúde (Dmed)
R$ 5.000
Demonstrativo de Notas Fiscais (DNF)
R$ 5.000
Declaração sobre a Opção de Tributação de Planos Previdenciários (DPREV)
R$ 5.000
Demonstrativo da Apuração de Contribuições Sociais (Dacon)
R$ 500
Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTF)
R$ 500
Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica (DIPJ)
R$ 200
Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte (Dirf)
R$ 500
Declaração Simplificada da Pessoa Jurídica (DSPJ)
R$ 200
Declaração sobre a Utilização dos Recursos em Moeda Estrangeira Decorrentes do Recebimento de Exportações (Derex)
O,5%**
Arquivos digitais
Sem penalidade
Demonstrativo do Coeficiente da Redução do Imposto de Importação (DCRE)
Sem penalidade
Declaração e Informação sobre Obra (Diso)
Sem penalidade
Declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (DITR)
Sem penalidade
Declaração de Transferência de Titularidade de Ações (DTTA)
Sem penalidade
Guia de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social (GFIP/SEFIP)
Sem penalidade
Declaração Paes – Parcelamento Especial (Paes)
Sem penalidade
Pedido Eletrônico de Restituição ou Ressarcimento e da Declaração de Compensação (PER/DCOMP)
Sem penalidade
Pedido de Revisão de Ordem de Emissão de Incentivos Fiscais (Perc)
Sem penalidade
Declaração – Siscomex Internação (ZFM)
Sem penalidade

*Valores mínimos. A multa vai subindo conforme o prazo se alonga
**Até o limite de 15% dos recursos utilizados no exterior

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Certificado de Conformidade

Certificado de conformidade do sistema de gestão da qualidade (ABNT NBR ISO 9001:2008) implantado no Velani Contabilidade e Assessoria Ltda.!

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Termina hoje o prazo para a entrega da declaração do IR

Nesta segunda-feira,  às 23h 59min, termina o prazo para o contribuinte entregar a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física à Receita Federal. 

A simples não entrega da declaração dentro do prazo determinado, gera multa de R$ 165,74, independentemente da obrigação principal de recolher o imposto devido. 

Além dessa consequência, o não cumprimento dessa obrigação poderá acarretar ao contribuinte problemas na hora de tirar o visto norte-americano ou de alguns países asiáticos, bem como dificuldades em contratar financiamentos - uma vez que as instituições financeiras exigem a declaração como forma de comprovar a capacidade de o contratante honrar com o estipulado -, e, até mesmo, para firmar um contrato de aluguel, já que as imobiliárias, em geral, solicitam uma cópia da declaração para aprovar a locação do bem.

Dessa forma, cabe ao contribuinte entregar a sua declaração dentro do prazo para evitar a multa e todos os transtornos decorrentes do não cumprimento dessa obrigação.

sexta-feira, 30 de março de 2012

Visitas a imóveis agendadas pelo site!

Finnish Hakema é uma empresa startup que facilita os agendamentos das visitas dos potenciais compradores aos imóveis anunciados no site pelo proprietário, imobiliária ou seus agentes.

O software desenvolvido pela Hakema permite que os interessados, ao clicarem no respectivo anúncio feito no site da imobiliária, agendem o dia e horário da visita, de acordo com a sua conveniência.


Além disso, o sistema envia, por email ou SMS, confirmações, lembretes e informações para todas as partes envolvidas (imobiliária, proprietários e agentes): os vendedores recebem as estatísticas sobre o número de visitantes e cliques feitos por usuários do site em relação ao anúncio postado e os potenciais compradores são avisados se o imóvel foi vendido após a respectiva visita ou se houve alterações no preço fixado. 

Trata-se de uma excelente ferramenta para facilitar as negociações imobiliárias.

sexta-feira, 23 de março de 2012

Velani Contabilidade e Assessoria recebe certificado ISO

Garantir a qualidade dos serviços prestados. Este é o intuito da certificação ISO 9001 (International Organization for Standardization), que acaba de ser conferida ao escritório Velani Contabilidade e Assessoria, o primeiro e único da região de São José do Rio Preto a ser contemplado com o selo. Durante três dias da última semana, auditores da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) realizaram o processo de auditoria, que foi finalizado com sucesso.

Os auditores analisaram o sistema de gestão da qualidade implantado no escritório, por meio da verificação das atividades mapeadas nas instruções de trabalho de cada um dos departamentos; dos recursos e ferramentas usadas para a gestão de pessoas; das instalações do ambiente de trabalho e da eficiência dos registrados de qualidade.

Para Jr Velani, diretor do escritório, a certificação reconhece - nacional e internacionalmente -, a qualidade do trabalho prestado, assegura boas práticas voltadas à melhoria contínua do sistema de gestão da qualidade implementado e ao relacionamento com clientes e fornecedores. “Além disso, viabiliza o desenvolvimento dos colaboradores, maior competitividade no mercado, padronização de processos e otimização dos resultados”, acrescenta.

Todos os processos de trabalho do escritório foram reavaliados e mapeados para se adequarem ao sistema de gestão da qualidade e, consequentemente, para obedecerem às normas da ABNT.

Para o cliente, utilizar serviços de uma empresa certificação pela ISO, segundo Velani, traduz confiabilidade e segurança na execução efetiva dos trabalhos contratados.

Deduções de Doações aos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente na Declaração do Imposto de Renda

A Pessoa Física pode optar pela dedução das doações que efetuar, em espécie, - entre 1o. de Janeiro e 30 de Abril de 2012 - aos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente no momento da entrega da sua Declaração de Ajuste Anual.

A dedução está limitada a 3% do imposto devido e não se aplicará ao contribuinte que optar pelo desconto simplificado.

Fundamentos legais: Lei 12.594/12 e Instrução Normativa 1.246/2012 da Receita Federal (art. 10).

terça-feira, 13 de março de 2012

Isenção do Imposto de Renda na Distribuição de Lucros aos Sócios

A distribuição de lucros ao titular ou sócio de microempresa (ME) ou empresa de pequeno porte (EPP), em regra, é isenta do Imposto de Renda. 

No entanto, se a ME ou EPP não mantém escrituração contábil regular, deverá observar os percentuais e atividades de presunção, restando a isenção limitada ao valor resultante da aplicação desses percentuais sobre a receita bruta mensal, no caso de antecipação de fonte, ou da receita bruta total anual, tratando-se de declaração de ajuste, subtraído do valor devido na forma do Simples Nacional no período, relativo ao IRPJ.

Caso tenha sistema de contabilidade, tal limite não se aplicará, e os valores efetivamente pagos ou distribuídos ao titular ou sócio dessas empresas, optantes pelo regime simplificado, salvo os que corresponderem a pró-labore, aluguéis ou serviços prestados, serão isentos do Imposto de Renda.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Receita Federal aposta em software ...

... para evitar congestionamento na entrega de declarações.


Neste ano, o Imposto de Renda da Pessoa Física conta com uma novidade: o programa de preenchimento da declaração poderá ser baixado antes mesmo do início do período de entrega das informações ao fisco. O software, onde o contribuinte informa seus rendimentos e suas deduções, poderá ser baixado a partir de 24 de fevereiro, às 18 horas, seis dias antes do início do prazo de envio da declaração, definida para 1º de março.

Segundo informações da Receita Federal, a nova opção tem o objetivo de facilitar o acesso na página do órgão na internet no primeiro dia de entrega, já que nos anos anteriores foi registrado o congestionamento do site, o que prejudica os contribuintes que optam por enviar a declaração assim que o prazo começa a valer.

As pessoas que baixarem o programa antecipadamente podem preencher todos os campos do formulário e salvar a declaração no próprio computador, no entanto o material deverá ser encaminhado à Receita somente a partir de 1º de março.

Outra novidade anunciada pela Receita para 2012 é para as pessoas físicas que receberam mais de R$ 10 milhões no ano passado, estes contribuintes serão obrigados a apresentar declaração com certificação digital, que tem um custo de R$ 200 e libera o acesso a áreas privadas do Centro de Atendimento Virtual da Receita.
Escritórios de contabilidade também podem se responsabilizar pela declaração, nestes casos é importante que o contribuinte procure por profissionais com credibilidade, ética e total transparência. O Velani Contabilidade e Assessoria atua neste segmento desde o ano de 1977, e conta com um sistema tecnológico amplamente integrado e com a participação de colaboradores treinados para prestar os serviços com a máxima qualidade exigida.

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Regras para a Declaração do Imposto de Renda 2012

A Receita Federal divulgou as regras para a entrega da Declaração do Imposto de Renda 2012, calendário 2011, dentre as quais destacamos:

Prazo para a entrega: de 1o. de março a 30 de abril.

Multas: 
(i) no valor mínimo de R$ 165,64;
(ii) no valor máximo de 20% do imposto devido.

Quem deve entregá-la?
(i) quem recebeu rendimentos tributáveis superiores a R$ 23.499,15;
(ii) quem recebeu rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, cuja soma foi superior a R$ 40mil;
(iii) quem obteve, em qualquer mês do ano-calendário, ganho de capital na alienação de bens ou direitos sujeitos à incidência do Imposto de Renda ou realizou operações, em bolsas de valores, de mercadorias, de futuros assemelhadas, entre outras;
(iv) quem obteve receita bruta com atividade rural superior a R$ 117.495,75;
(v) quem tem posse de bens ou propriedade, inclusive terra nua, com valor superior a R$ 300 mil até 31 de dezembro.

Dedução por modelos:
(i) Simplificado: desconto de 20% do valor dos rendimentos tributáveis, limitado a R$ 13.916,36;
(ii) Completo: por dependente, R$ 1.889,64; com instrução, R$ 2.958,23; com contribuição previdenciária de empregado doméstico, R$ 866,60; e não há limite para despesas médicas.

A entrega poderá ser feita pela Internet ou por disquete (em agências do Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal), e os contribuintes, que não se planejaram ao longo do ano calendário de 2011, deverão, nesse momento, separar os documentos (exemplos: documentos comprobatórios das vendas de bens realizadas em 2011; documentos comprobatórios da aquisição de dívidas e ônus no ano de 2011; recibos de pagamentos de plano de saúde e despesas médicas e odontológicas com o CNPJ da empresa emissora, dentre outros) e análisa-los adequadamente para o preenchimento da declaração.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Não faça parte das estatísticas do Fisco

O site do jornal "Diário da Região", de São José do Rio Preto, publicou, nesta data, uma matéria intitulada "Leão autua 394 em 2011 e obtém R$ 513 milhões", em que informa os dados estatísticos das autuações promovidas pela Delegacia da Receita Federal no ano de 2011.

Dentre as principais causas, no caso das Pessoas Jurídicas, estão: (i) movimentação financeira incompatível; e (ii) dedução de despesas consideradas "não dedutíveis" pelo Fisco. Em se tratando de Pessoas Físicas, os principais motivos das autuações referem-se à (i) omissão de rendimentos; e (ii) ao registro incorreto das despesas médicas na declaração do Imposto de Renda.

As causas acima apresentadas demonstram que o contribuinte, seja ele Pessoa Jurídica ou Pessoa Física, ainda não se atentou para a necessidade de contar com um adequado e efetivo planejamento tributário, que demanda a análise e o estudo das hipóteses de incidência de tributos previstas na legislação em vigor.

É o caso, por exemplo, das penalidades impostas às empresas, conforme menciona a matéria, em função do aproveitamento contábil de despesas operacionais consideradas não dedutíveis pelo Fisco. Tais despesas, somente poderão ser deduzidas se atenderem as normas previstas no Regulamento do Imposto de Renda - RIR/99.

Da mesma forma, as Pessoas Físicas que não se planejam, e deixam apenas para os meses de março e abril a análise dos seus rendimentos e demais informações a serem transmitidas à Receita Federal, também incorrem nessas sanções.

Nesse sentido, a contratação de um contador habilitado e conhecedor das normas tributárias torna-se condição inafastável para o contribuinte que não pretenda fazer parte das estatísticas do Fisco nos próximos anos.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Guia Prático de Obrigações

O CRC/SP (Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo), com o apoio institucional da FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), lançou o "Guia Prático das Obrigações e Procedimentos Legais, Fiscais, Contábeis e Trabalhistas, para Empresários e Profissionais da Contabilidade".

Trata-se de um compêndio das principais (e muitas!!!!) obrigações e dos diversos (e inúmeros!!!!) procedimentos que devem ser obedecidos pelos empresários, no desenvolvimento de seus negócios, e pelos profissionais da contabilidade, na execução dos respectivos serviços.

O "guia" demonstra, por oportuno, que as famigeradas simplificações nas normas tributárias, alardeadas pelos órgãos públicos nos mais variados meios de comunicação, não refletem, na prática, essa falsa realidade que se cria. As obrigações principais, que se referem ao pagamento dos tributos propriamente ditos, sofreram pouquíssimas (ou quase nenhuma!!!) alterações com o objetivo de reduzir a exorbitante carga tributária a que estão sujeitas empresas em geral; e as acessórias, que são obrigações relacionadas à entrega de declarações aos mais variados órgãos da Administração Tributária, não foram efetivamente extintas, mas sim, estão sendo substituídas por outras ainda mais complexas, as quais exigem redobrada atenção dos profissionais contábeis e a adequação de sistemas de tecnologia, cadastros de produtos e métodos operacionais, como é o caso, por exemplo, do SPED Fiscal e Contábil, dentre outras. 

Sendo assim, cada vez mais, conforme bem menciona o guia prática em questão, o diálogo e o fortalecimento da relação entre os empresários e os profissionais da área contábil torna-se estritamente necessário, no sentido de garantir às empresas fundamentos para a tomada de decisões e, consequentemente, para o desenvolvimento e sucesso dos seus negócios.


Acesse o site: http://www.crcsp.org.br/portal_novo/publicacoes/guia_pratico/index.htm e faça o download do Guia Prático de Obrigações comentado no texto.

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Velani torna-se membro de rede internacional de contabilidade

O novo ano se inicia com uma boa notícia para os empresários de São José do Rio Preto e região: o VELANI CONTABILIDADE E ASSESSORIA tornou-se membro do TIAG (The International Accounting Group).

O grupo foi fundado em 2003 e é composto, atualmente, por mais 200 (duzentos) escritórios contábeis distribuídos em quase 70 (setenta) países do mundo, que, por meio do networking e, consequentemente, da constante troca de informações, garantem total assessoria aos empresários interessados em expandir seus negócios para outros países, mediante alianças estratégicas internacionais e joint ventures.

O VELANI CONTABILIDADE E ASSESSORIA é o único escritório da região noroeste do Estado de São Paulo membro da TIAG, oferecendo aos seus clientes parceiros e interessados mais essa vantagem, cuja expectativa é a geração de novas oportunidades de negócios!