quinta-feira, 10 de maio de 2012

Empresários de Rio Preto formam grupo para discutir sucessão familiar


No Brasil, segundo informações do Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), 90% das empresas são familiares, sendo que 30% chegam na segunda geração e somente 5% na terceira. Com o intuito de discutir as responsabilidades da transmissão do poder gerencial, pesquisar, analisar e estudar casos sobre o tema, a empresa Velani criou o grupo de discussões Os Desafios dos Sucessores nas Empresas Familiares.

O grupo será composto por 10 integrantes, de empresas familiares de São José do Rio Preto. Entre os empresários estão Luiz Herinque, da Tiririca Inspeções Veiculares e Maurício Azevedo, da Iza Travel. Os encontros serão mensais, com duração de aproximadamente duas horas. Entre os temas já previstos para abordagem estão: A sucessão nas empresas familiares; Situação atual da empresa; Recursos Humanos; Marketing; Finanças e Visão Estratégica.

Júnior Velani, diretor da Velani Contabilidade e Assessoria e idealizador do projeto, explica que o processo sucessório é um dos primeiros assuntos que deve ser tratado quando se pensa em um desenvolvimento em longo prazo. “É necessário entender e analisar a empresa como um todo, fazendo com que os valores e objetivos implantados pelo fundador se perpetuem”, acrescenta.

Outro ponto importante que será alvo das discussões do grupo é a geração que irá assumir o negócio. Velani comenta que é preciso conhecer a personalidade do empreendedor – como sua perseverança, honestidade, carisma e liderança -, a fim de levar adiante a cultura empresarial. “Oitenta e seis por cento das empresas que iniciaram, antes dos 10 anos, o planejamento sucessório tiveram êxito”, alerta Velani.

Os empresários interessados em participar do grupo devem entrar em contato pelo e-mail junior@velani.com.br. 

De geração para geração
Fundada em 1977 pelos irmãos Enio Velani e Elzo Velani, a Velani Contabilidade e Assessoria é hoje um dos escritórios de contabilidade mais conceituados de São José do Rio Preto. Jr Velani, filho de Enio, começou a atuar nos negócios da família em 2004, como auxiliar de escritório.

Hoje, ao lado do primo Matheus Velani, Júnior comanda a empresa, no entanto Enio, seu pai, comparece ao escritório todos os dias, por ser sua “grande paixão”. 
Júnior conta que partiu para os negócios da família em razão da sua vocação para a área de atuação da empresa. “Cursei duas graduações e duas especializações, pensando na administração da empresa e na execução dos serviços contábeis”, revela. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Blog Velani agradece os seus comentários!

Junior Velani