sexta-feira, 21 de maio de 2010

Como atrair e manter clientes para gerar mais vendas?

Atrair clientes, nos dias atuais, diante da acirrada concorrência vista na maioria dos segmentos econômicos, já não é uma tarefa nada fácil. Mantê-los, então, demanda dos empresários uma dose extra de esforços.

Nesse sentido, são apresentadas 4 (quatro) importantes etapas para se criar um ciclo de vendas, com o intutito de satisfazê-los e, conseqüentemente, possibilitar a geração de novos negócios.


A fase de preparação corresponde ao trabalho prévio, fundamental para o fechamento do negócio. Reunir informações sobre cliente (pessoa física ou jurídica) e detectar as suas reais necessidades é o início de um bom acordo. Quanto mais preparado se está, maiores são as chances de se realizar a venda.

Em seguida, tem-se a fase de negociação. Nessa fase, deve o empresário descrever com exatidão as vantagens do produto e/ou o alcance dos serviços oferecidos, concedendo, se for o caso e na medida em que as negociações avançam, os possíveis descontos, prazos de entrega e de pagamento etc, com a possibilidade concreta de ser firmada uma proposta comercial.

Fechado o acordo, deve-se, a partir de então, cuidar com atenção da fase seguinte: execução. De nada adiantam as fases iniciais se o empresário não se preocupar em entregar, nos termos do acordo firmado, os produtos ou os serviços contratados.

Por fim, a última fase – continuidade – exige do empresário a adoção de iniciativas para não deixar que a sua relação com o cliente se encerre, possibilitando, assim, que o ciclo de vendas continue “dando voltas”.

Mais informações? Entre em contato: junior@velani.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Blog Velani agradece os seus comentários!

Junior Velani