segunda-feira, 31 de outubro de 2011

"Nas mãos dos emergentes"

Dois artigos recém publicados nos sites dos dois principais jornais da Europa - El País e Corriere della Sera - retratam a crise econômica no Velho Mundo e a favorável situação dos países emergentes nesse contexto.

O Corriere della Sera, no artigo "Senza lavoro il 29,3% dei giovani", publicado em 31 de Outubro de 2011, apresenta as crescentes taxas de desemprego suportadas pelos jovens italianos, cuja faixa etária varia de 15 a 24 anos. Em agosto desse ano, o percentual apurado foi de 28%, saltando para 29,3% em setembro. Trata-se do maior índice apurado desde janeiro de 2004.

Por sua vez, o jornal digital El País publicou, na mesma data, a reportagem "En manos de los emergentes", em que cita o encontro do G-20 em Cannes, na França, e aponta a crescente importância dos países emergentes (China, Índia, Rússia e Brasil) no cenário econômico atual.

Nesse momento, os países emergentes dão as cartas: exigem um câmbio estável e a estabilidade financeira mundial, pois a crise dos países mais ricos podem atrapalhar seu crescimento econômico. Reforçam, assim, e cada vez mais, a significativa influência que adquiriram nas decisões da economia mundial nos últimos tempos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Blog Velani agradece os seus comentários!

Junior Velani