quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Orçamento Familiar - 3a. Parte

Em vista da estrutura orçamentária apresentada nos posts passados, é possível iniciar a execução do respectivo controle financeiro.

Num primeiro momento, os valores referentes às receitas e despesas do mês - baseados em informações do (s) mês (es) passado (s) - podem ser estimadas nas respectivas datas de vencimento para, posteriormente, serem confrontadas com os valores efetivamente recebidos e gastos.

Veja o seguinte exemplo, em que foram indicados, nos três primeiros meses do ano, as receitas auferidas  - rendimentos e outros - e os gastos suportados apenas com alimentação:


 

Procedendo-se, dessa forma, a pessoa física é capaz de avaliar a situação financeira de um determinado período em desfavorável ou favorável, e de se planejar financeiramente para os próximos meses, fazendo com que os resultados dos exercícios sejam satisfatórios.


quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Orçamento Familiar - 2a. Parte

No post anterior, foram delimitadas as contas que integram o total das receitas no orçamento familiar sugerido. Agora, cumprirá tratar das contas que compõem o valor global das despesas.

Para controlar os desembolsos mensais e planejar os gastos futuros, as contas de despesas podem ser subdivididas em subcontas, da seguinte forma: 


Na ilustração acima, temos três subcontas: alimentação, educação e financeiras; que indicam gastos comuns suportados pelo particular. Acrescentam-se, ainda, outras, direcionadas ao lazer e moradia.


Também se adicionam as despesas com saúde, transporte, tributos, vestuário e outras pessoais.


Com essa estrutura orçamentária, é possível dar início a um efetivo controle das finanças pessoais, garantindo, por conseqüente, o planejamento financeiro necessário para os próximos períodos.

Nos próximos posts, serão vistos alguns exemplos relacionados ao preenchimento da planilha orçamentária.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Orçamento Familiar - 1a. Parte

O orçamento familiar é um importante instrumento de controle e planejamento das finanças pessoais. Ao elaborar o nosso orçamento mensal de forma eficiente, controlamos os respectivos gastos do período e nos planejamos para os próximos exercícios, provisionado, assim, grande parte das despesas futuras. 

Nesse sentido, o Blog Velani demonstrará, por meio da seguinte planilha, como se valer desse instrumento na gestão financeira familiar.


A planilha acima indica o total das receitas, das despesas e o resultado do exercício, bem como a situação financeira - desfavorável ou favorável - decorrente do confronto dos valores estimados e efetivamente realizados.

As receitas são subvididas em rendimentos laborais (nesse caso, tais valores poderão ser decorrentes do trabalho assalariado, individual - autônomo ou pró-labore - de lucros distribuídos etc) e rendimentos referentes ao aluguel de imóveis, ficando a planilha dessa forma distribuída:



No próximo post, serão detalhadas as contas pertencentes ao grupo das despesas para, só então, iniciarmos a fase propriamente dita de execução relacionada ao controle e planejamento financeiro.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Shopping Box

Em Nova Iorque, na Broome Street, n. 360, a empresa Shopping Box aposta em um novo tipo de negócio: aluguel de boxes para o comércio a varejo.

  
A ideia é muito simples: qualquer pessoa que queira expor à venda suas bolsas, roupas, artesanatos ou outros produtos pode alugar um dos boxes por apenas U$1,66/dia e criar sua própria "mini loja" dentro de um grande "showroom".


A Shopping Box proporciona aos consumidores o acesso a diferentes produtos, de marcas distintas,  comercializadas por pessoas diversas, em um único espaço, ou seja, garante o acesso  dos consumidores a várias "lojas" dentro de uma só!



quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Em prol da terceira idade

A empresa Mundo Tercera Edad, com sede em Santiago e filial em Viña del Mar, no Chile, oferece produtos e serviços voltados para satisfazer as necessidades das pessoas da terceira idade.


O público sênior pode adquirir, por meio do site da empresa, produtos especialmente desenhados para facilitar e diminuir sua dependência em relação a outras pessoas na rotina de vida diária, proporcionando, assim, uma melhor qualidade de vida.

Seguem, abaixo, alguns exemplos:

 
Esse utensílio permite apertar os botões da camisa com uma só mão.

Utensílio com extensão de 1m que facilita o ato de calçar os sapatos.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Princípios e conceitos de administração financeira pessoal

Os colaboradores do Velani Contabilidade e Assessoria participarão do curso "Princípios e conceitos de administração financeira pessoal", ministrado pelo Sr. Joel Borges, nos dias 13 e 14 de setembro, na própria sede do escritório, na cidade de São José do Rio Preto/SP.

O curso proporcionará aos seus participantes ensinamentos práticos voltados a gestão eficiente de suas finanças pessoais, por meio da elaboração de orçamento doméstico e da análise do fluxo de caixa, evitando, assim, desperdícios financeiros.

Em breve, o curso será oferecido a todos os interessados em melhorar sua saúde financeira.