terça-feira, 21 de setembro de 2010

Orçamento Familiar - 1a. Parte

O orçamento familiar é um importante instrumento de controle e planejamento das finanças pessoais. Ao elaborar o nosso orçamento mensal de forma eficiente, controlamos os respectivos gastos do período e nos planejamos para os próximos exercícios, provisionado, assim, grande parte das despesas futuras. 

Nesse sentido, o Blog Velani demonstrará, por meio da seguinte planilha, como se valer desse instrumento na gestão financeira familiar.


A planilha acima indica o total das receitas, das despesas e o resultado do exercício, bem como a situação financeira - desfavorável ou favorável - decorrente do confronto dos valores estimados e efetivamente realizados.

As receitas são subvididas em rendimentos laborais (nesse caso, tais valores poderão ser decorrentes do trabalho assalariado, individual - autônomo ou pró-labore - de lucros distribuídos etc) e rendimentos referentes ao aluguel de imóveis, ficando a planilha dessa forma distribuída:



No próximo post, serão detalhadas as contas pertencentes ao grupo das despesas para, só então, iniciarmos a fase propriamente dita de execução relacionada ao controle e planejamento financeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Blog Velani agradece os seus comentários!

Junior Velani