sexta-feira, 11 de março de 2011

Leis Trabalhistas do Brasil são arcaicas!

O BLOG VELANI adota a política de publicar textos inéditos, não se valendo de cópias de artigos lançados na Internet.

Entretanto, será aberta uma exceção.

Segundo o "The Economist", as "Leis Trabalhistas do Brasil são arcaicas"! Tamanha obviedade gerou o seguinte artigo, de autoria da BBC Brasil, que será abaixo reproduzido:

"As leis trabalhistas do Brasil são arcaicas, contraproducentes e oneram tanto empresas quanto trabalhadores, diz uma reportagem da revista britânica The Economist que chegou às bancas nesta sexta-feira.

A reportagem, intitulada "Employer, Beware" (Empregador, Cuidado), afirma que as leis trabalhistas brasileiras são ''extraordinariamente rígidas: elas impedem tanto empregadores como trabalhadores de negociar mudanças em termos e condições, mesmo quando há um acordo mútuo".

Para a revista, a legislação incentiva trabalhadores insatisfeitos a tentar que sejam demitidos em vez de pedir demissão.

Esse ciclo, acrescenta a Economist, induz também empresários a preferir não investir em treinamento de seus funcionários, já que esse é um investimento que pode não dar retorno.

De acordo com a publicação, as leis trabalhistas do Brasil são ''uma coleção de direitos de trabalhadores listados em 900 artigos, alguns escritos na Constituição do País, originalmente inspirados no código trabalhista de Mussolini''.

A reportagem diz que o conjunto de leis é custoso e que ''demissões 'sem justa causa' geram multas de 4% sobre o que um trabalhador recebe", acrescentando que nem "um empregado preguiçoso ou um empregador falido constituem 'justa causa'".

quinta-feira, 10 de março de 2011

Velani RH

Visite o blog do VELANI RH e conheça os serviços voltados à implantação das Políticas de Recursos Humanos nas empresas!