quinta-feira, 28 de maio de 2009

Vicky Cristina Barcelona ... e muita paciência!!!

Sábado à noite. Aonde ir? Sem opções. O que restou: alugar um filme. Vicky Cristina Barcelona ... e muita paciência!!!

Fã incondicional da atriz Penélope Cruz, fazer um sacrifício para vê-la atuando em um filme de Woody Allen resultou em uma literal “caça” ao DVD nas locadoras da cidade. Nenhuma das melhores lojas de São José do Rio Preto tinha o filme escolhido à disposição para alugar.



O DVD, depois de algumas horas, foi encontrado em uma locadora distante. Tão distante quanto Barcelona, só para se ter uma idéia. E o atendimento? Foi sincero. Isso não se pode negar. A atendente, além de desconhecer completamente quem era Rebecca Hall, Scarlett Johansson e Javier Bardem, depois de quinze minutos “desistiu” de registrar a locação no programa instalado no seu computador. Passou a bola. Coube a mim o registro. Apossei-me do teclado e efetuei rapidamente todos os lançamentos exigidos pelo software. Nome, endereço, CPF etc... Enter e fim do treinamento intensivo para se trabalhar em uma locadora. Só faltou um certificado de conclusão de curso. Carregando o DVD como um prêmio, mal me despedi e segui rumo à porta de saída. A paciência, devo admitir, não é uma das minhas virtudes. “Moço! Você esqueceu a notinha” – disse a atendente. E Barcelona tão distante.

Assim como Vicky (Rebecca Hall) e Cristina (Scarlett Johansson), que durante a história buscavam se desprender dos conceitos tradicionais aos quais estavam acostumadas, e vivenciaram novas experiências ao lado de Juan Antônio (Javier Bardem) e de sua ex-esposa, Maria Elena (Penélope Cruz), em momentos caóticos na cidade espanhola, encontrei uma idéia inovadora para a locação de DVD´s.



A empresa “Red Room DVD”, localizada em Sidney, na Austrália, criou uma nova maneira para locar DVD´s sem testar a paciência dos cinéfilos. Similar aos postos bancários de atendimento 24 horas, a Red Room disponibiliza máquinas em pontos da cidade com telas touch screens para que seus clientes possam escolher o filme que mais os agradam a qualquer hora, sendo possível visualizar o trailler, fotos e informações do diretor e atores antes de locá-lo. Após decidir, basta passar um cartão de membro da rede, que é criado pela própria empresa e se assemelha a um cartão de crédito, e apertar a tecla “Rent Now” para que o DVD seja ejetado pela máquina. Desejando devolvê-lo em até 6 horas, o cliente pagará apenas $ 2,95.



No dia seguinte, retornei à locadora para devolver o DVD. “Gostou do filme?” – sorridente a atendente me questionou. Valeu a pena, devo admitir, pensei, já prevendo o que viria a seguir. “Você pode efetuar o registro da devolução no programa para mim, por favor?” – prosseguiu. Haja paciência!

sábado, 23 de maio de 2009

Aprenda a surfar



Saber “dropar” uma onda em um mar de dívidas requer do gestor empresarial habilidades gerenciais e conhecimento dos índices de endividamento da entidade.

O ativo de uma empresa é financiado por capitais próprios e por capital de terceiros. Os capitais próprios são os recursos investidos pelos sócios, enquanto o capital de terceiro pode ser, por exemplo, a aquisição de mercadorias de fornecedores ou um empréstimo ou financiamento concedido por uma instituição financeira. Ambos são fontes de recursos.

Nesse sentido, serão exigidas do gestor habilidades gerenciais para distinguir as dívidas que o permitirão continuar no “deck” (parte de cima da prancha, onde o surfista pisa) daquelas que o farão tomar uma “vaca” (tombo, queda). Adotar uma política administrativa financeira é uma das dicas para se enfrentar essa onda.

A adoção dessa política permitirá distinguir as dívidas que gerarão recursos para a empresa daquelas que simplesmente trarão encargos financeiros. As primeiras produzem um endividamento “sadio”, ou seja, financiarão o ativo da empresa, como é o caso, por exemplo, da hipótese em que a entidade contrai um empréstimo para expandir seus negócios, produzindo, posteriormente, recursos para saldar a dívida outrora assumida; já as outras, por outro lado, geram apenas encargos financeiros, ou seja, servem apenas para pagar outras dívidas que estão vencendo, não se constituindo em aplicações produtivas, o que levará a empresa à insolvência.

Vale ainda dizer que, para ficar “outside” (qualquer local para fora da arrebentação) da situação de endividamento irreversível, o gestor deverá se apoiar nas demonstrações contábeis, especialmente no balanço patrimonial e na demonstração dos resultados do exercício. A análise dessas demonstrações financeiras permitirá que se conheça a quantidade e a qualidade da dívida, mediante o cálculo e posterior interpretação de índices de endividamento.

Com base nesses índices, é possível determinar se a qualidade da dívida é boa ou ruim e se a quantidade é alta ou baixa. Destaca-se, por oportuno, que dívidas com longo prazo de pagamento são melhores para a empresa, já que se tem mais tempo para pagá-las; por sua vez, dívidas cujo prazo de pagamento é curto, serão mais onerosas para a entidade.

Portanto, um gestor “big rider” (surfista que é bom e gosta de pegar ondas grandes) não terá dificuldades para enfrentar o desafio, pois saberá sempre “dropar” a melhor onda.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

A la Moulin Rouge e Chat Noir...


O bar/restaurante “Volupté Lounge” resgata os áureos tempos da “Belle Époque” (bela época em francês), período marcado por profundas transformações culturais que introduziram novos modos de pensar e viver o cotidiano.

Localizado no coração de Londres, na Inglaterra, o Volupté segue os padrões arquitetônicos da “Art Nouveau” (Arte Nova), oferecendo aos seus clientes a “efervescência” cultural marcante desse período.




Além da cozinha tradicional, com comidas e bebidas típicas, o bar proporciona aos seus freqüentadores shows de mágicas, comédias e bandas de jazz e rock para embalar as apresentações das dançarinas de cancan (dança francesa, que se caracteriza pelos passos firmes e saltitantes, elevando altas as pernas e simulando fortes chutes) transformando o ambiente em um típico cabaré da bela época, como o Moulin Rouge e o Chat Noir.



O Volupté Lounge valoriza o boom cultural do período e as curvas sinuosas baseadas nas formas elegantes das mulheres.


* pinturas de Alphonse Maria Mucha (1860-1939) - um dos principais pintores da “Belle Époque”

terça-feira, 19 de maio de 2009

Surpreenda seu concorrente

Surpreender o concorrente não significa simplesmente ofertar produtos ou serviços por um preço mais baixo. Significa, sim, demonstrar habilidades gerenciais, com ética e criatividade, para vencer a disputa conforme as regras do mercado.

A inovação é uma das armas do jogo. Inovar é criar algo novo. Fugir dos padrões convencionais. É uma jogada inédita, muitas vezes ousada, que causa surpresa no adversário, deixando-o imóvel, sem reação, atônito.



Tradicionalmente, muitos empreendedores “fiscalizam” a atividade empresarial alheia. Concorrem com as ofertas dos adversários sem analisar as condições de seu negócio ou sem se preocupar em proporcionar ao público alguma novidade. Oras, oferecer o mesmo produto ou serviço que é oferecido pelo concorrente por um valor menor nem sempre é vantagem ou retorno certo.

Isto porque, geralmente, o custo para a produção, comercialização ou, simplesmente, o custo dos serviços a serem prestados dependem de uma análise individual da empresa e de todo o seu ciclo operacional, ou seja, é necessário analisar desde a entrada da matéria-prima, ou a compra das mercadorias a serem revendidas, no estágio inicial do ciclo operacional, até a sua conseqüente saída, indicando os valores despendidos no processo e o retorno alcançado.

Dessa forma, de nada adianta colocar um preço menor no produto ou serviço tendo como base apenas o valor pelo qual o mesmo é ofertado pelo concorrente se os custos gerados são superiores à lucratividade do negócio.

Ademais, é importante destacar que o consumidor, nos dias atuais, está muito mais seletivo, buscando não só um produto ou um serviço, mas sim o “inusitado”, o que lhe causa surpresa, o que nunca antes foi visto, e todos os adversários, certamente, estão atrás dessa “jogada certa” para “fechar o game”.

Portanto, seguir o modelo do adversário, em um primeiro momento, pode até ser útil “para aprender a jogar”, mas se não houver o esforço do empreendedor para investir em iniciativas inovadoras, o concorrente saberá vencê-lo nessa disputa.

sexta-feira, 15 de maio de 2009

A dançar com a língua no formigueiro

Em 2010, os rendimentos das cadernetas de poupança com saldos superiores a R$ 50 mil sofrerão a incidência do imposto de renda.

A mudança na tributação das cadernetas de poupança depende da aprovação do Congresso Nacional e, segundo o Ministro Mantega, "estão sendo feitas para garantir que a poupança continue sendo o investimento mais importante e seguro para o grosso da população brasileira".

Para "quem quer comprar o jornal de ontem com notícias de anteontem" o objetivo é inibir especulações com a caderneta de poupança, tendo em vista a redução da taxa básica de juros (SELIC) sobre o mercado financeiro.

A apuração mensal dos rendimentos tributáveis considerará apenas a parcela correspondente à remuneração fixa de 0,5% ao mês da poupança, deduzindo do rendimento sujeito à tributação o limite de isenção disposto em lei (R$ 250,00), chegando à base de cálculo bruta. Sobre essa base será aplicado o redutor da base de cálculo, apurando-se, por fim, o rendimento tributável mensal.

"Viver é fúria e folia, rumo ao mágico". Vamos tentar desvendar a mágica com um exemplo, apresentando, inicialmente, a tabela com as faixas da taxa selic e os fatores de redução:



Depósito na poupança = $ 200.000,00
Taxa Selic = 9%

Rendimentos/mês = $ 1.000,00
(-)Faixa de isenção = 250,00

(=) Base de cálculo bruta = 750,00
(x) Redutor da base de cálculo = 70%
(=) Redução de = 525,00

(=) Rendimento tributável = 225,00

A tributação dos rendimentos da poupança no próximo ano pretende, ao menos em tese, afastar a ideia de que, no país, "uns trabalham por dinheiro, outros por livre e espontânea vontade".

terça-feira, 12 de maio de 2009

Quem vem com tudo não cansa, Bete Balanço...

Aos empresários que buscam extrair das demonstrações contábeis as informações necessárias para a tomada de decisões e aos estudantes em geral, que estão iniciando a árdua caminhada no meio contábil, elaboramos modelos simplificados do balanço patrimonial e da demonstração dos resultados do exercício, bem como dos razonetes que fundamentaram a elaboração dos respectivos demonstrativos da empresa fictícia Bijus Ltda. Aos interessados, basta enviar um comentário, que tais modelos serão enviados por email, já que estão em planilhas de excel.

O balanço patrimonial evidencia a situação patrimonial estática da empresa em um dado período, enquanto a demonstração dos resultados de exercício representa a situação dinâmica. Com base nessas demonstrações, é possível encontrar "o ponto aonde quer chegar", ou seja, pode-se decidir, por exemplo, se a empresa precisa providenciar uma política de administração financeira mais rígida para receber valores de duplicatas, ou, então, se precisa antecipar o pagamento de fornecedores para melhorar sua situação de liquidez e diminuir a quantidade das dívidas.

Assim, conclui-se que para uma empresa o futuro pode ser perigoso, com "grana ou dor, num paraíso perigoso", dependendo do que "a palma da tua mão mostrou", ou melhor, dependendo do que for envidenciado nas demonstrações contábeis.



Nos posts futuros, trataremos das principais contas do balanço patrimonial e da DRE (demonstração dos resultados do exercício) de forma simples e objetiva, na tentativa de demonstrar aos empreendedores a importância do registro fiel das operações mercantis e negociais, devidamente comprovados, e da consequente análise dos indicadores da situação econômico-financeira e do endividamento da empresa.


segunda-feira, 11 de maio de 2009

Cave o poço antes de sentir sede

O registro fiel dos fatos contábeis ocorridos no exercício da atividade empresarial nem sempre recebem a devida atenção dos gestores de uma empresa. A ausência de informações relevantes pode acarretar conseqüências irreversíveis para a Pessoa Jurídica, como, por exemplo, a não-concessão de financiamentos bancários, desclassificação em licitações, equívocos no planejamento tributário, dentre outras.

O balanço patrimonial e a demonstração dos resultados de exercícios são dois dos mais importantes demonstrativos contábeis utilizados pelos usuários internos e externos para a análise de índices econômico-financeiros e de endividamento de uma empresa. Por essa razão, todos os fatos contábeis devem ser lançados e comprovados por documentos idôneos, permitindo que os diretores, administradores, sócios, investidores, instituições financeiras, o governo e, até mesmo, funcionários, possam extrair informações úteis sobre a capacidade de pagamento, a rentabilidade, a qualidade e quantidade de dívida da empresa.

Nesse sentido, a concessão de créditos por uma instituição financeira estará vinculada a análise, principalmente, dos índices de liquidez e de endividamento extraídos do balanço patrimonial. Com base nesses índices, especialmente de liquidez seca, em que se divide o valor total do ativo circulante menos os estoques pelo passivo circulante, o banco certifica-se da situação financeira da empresa, verificando se ela terá condições de quitar o financiamento ou o empréstimo contraído com os recursos disponíveis no seu circulante.

Portanto, o lançamento dos extratos bancários, o pagamento de duplicatas e boletos bancários, das guias de recolhimento de tributos devidamente autenticadas por uma instituição financeira ou por quem lhe faça às vezes e das despesas do período são fundamentais para o levantamento de um balanço patrimonial fiel aos fatos contábeis ocorridos.

Ainda nessa linha, vale destacar que a participação da empresa em licitações depende, na maioria dos casos, da análise do seu balanço. Muitos editais de abertura do procedimento licitatório exigem índices de liquidez, rentabilidade e endividamento iguais ou superiores a 1,0, com o fim de garantir que o cumprimento futuro da obrigação assumida pela empresa vencedora.

Por fim, destaca-se que o planejamento tributário também depende dessas informações, ou seja, a mudança de um regime de tributação, ou a redução do custo de um produto ou mercadoria, diminuição de despesas, aumento de capital social, retenções de imposto de renda, enfim, todos esses fatos relacionam-se com o balanço.

Assim, migrar do regime simplificado e diferenciado, conhecido como Simples Nacional, ou do lucro presumido, para o lucro real, depende da análise das despesas lançadas, as quais serão deduzidas da receita do período para se determinar a base de cálculo de incidência do imposto de renda. No entanto, vale dizer que algumas despesas, dependendo da classificação legal, poderão ser adicionadas, ou seja, acrescidas à base de cálculo, o que aumentará o valor do imposto a pagar no regime de apuração do lucro real.

Resta, enfim, ao gestor empresarial se ater a todos os fatos contábeis, registrando-os com a exatidão necessária para evitar que a empresa incorra em situações incontornáveis, pois é preciso cavar o poço antes de sentir sede.

sábado, 9 de maio de 2009

Welcome to the jungle



O restaurante "The Mayan Adventure", localizado em Utah, nos Estados Unidos, nos convida a, literalmente, entrar na selva para apreciar uma seleção da mais fina comida mexicana.



Externamente, apresenta a forma de uma pirâmide, e, logo na entrada, já desafia o cliente a vencer um labirinto, recriando passagens, objetos e uma verdadeira selva, com figuras de animais e densa vegetação, que nos faz lembrar dos filmes de Indiana Jones.



Além da comida mexicana e da arquitetura inovadora, o restaurante também promove apresentações de dança e shows de interpretação artística com sua equipe, passeando pela história e cultura do povo maia.



Site: http://www.themayan.com/

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Você tem fome de quê?



"A gente não quer só comida, a gente quer comida, diversão e arte (...)". O consumidor não quer simplesmente um produto. Busca o que lhe dá prazer, aquilo que lhe agrada visualmente e o que lhe proporciona diferentes sensações. Enfim, tudo o que foge do convencional.



Por essa razão, os empreendedores devem propiciar aos seus consumidores ambientes inovadores e envolventes, tornando o ato de consumir uma experiência nova e excitante. Até mesmo porque, atualmente, com o uso da internet, é fácil encontrar e adquirir qualquer tipo de produto ou serviço, o que exige, cada vez mais, dos empresários, uma dose extra de criatividade.



Ao redor do mundo, vários são os estabelecimentos comerciais que abandonaram o convencional e passaram a investir em ambientes modernos, de acordo com a nossa realidade atual, valendo-se de cores, músicas, novos designs e conceitos de arquitetura, o que, sem dúvida, agrada o público mais exigente.



Aos empreendedores, resta o desafio: inovar com criatividade para atrair o consumidor dos novos tempos, que exige tudo por "inteiro e não pela metade".

quarta-feira, 6 de maio de 2009

A nova estrutura do balanço patrimonial

O balanço patrimonial é a demonstração contábil que indica a posição patrimonial e financeira da entidade em um determinado período. Tem por base legal a Lei n. 6.404/76, que sofreu profundas alterações com o advento da Lei n. 11.638/07 e da MP n. 449/08.

Dentre as principais alterações, destaca-se a nova estrutura de balanço a seguir transcrita:

Ativo
Ativo Circulante
Ativo Não Circulante
Ativo Realizável a Longo Prazo
Investimentos
Imobilizado
Intangível


Passivo
Passivo Circulante
Passivo Não Circulante
Patrimônio Líquido
Capital Social
Reservas de Lucros
Reservas de Capital
Ajustes de Avaliação Patrimonial
Ações em Tesouraria
Prejuízos Acumulados


Com essa nova estrutura, pretende-se adequar a contabilidade brasileira às normas internacionais de contabilidade, garantindo maior transparência e visibilidade e fortalecendo o ambiente de negócios do país, já que o torna mais acessível e atrativo a investimentos estrangeiros.

terça-feira, 5 de maio de 2009

Baby Angel. Uma excelente ideia.



A empresa Baby Angel, sediada na Austrália e fundada em 2007 pela sócia Rebecca Cass, uma enfermeira com experiência em pediatria, neonatal e cuidados obstétricos, oferece diversos serviços aos pais de recém nascidos nos primeiros dias deles em casa.

Nesse periodo, os pais podem contratar serviços que incluem desde a entrega de comida (incluindo sobremesas) até a disponibilização de ajudantes para realizar os serviços da casa e de uma babá para instrui-los sobre os cuidados a serem observados no trato do bebê. Também oferece cursos para os pais que queiram se preparar com antecedência, isto é, antes do nascimento da criança.

Além dos serviços acima citados, a empresa também comercializa produtos destinados aos recém nascidos, mantendo em seu site uma loja virtual para qualquer interessado em adquiri-los, inclusive para quem deseja presentear os pais do bebê.

Trata-se de uma ótima oportunidade de negócios e, principalmente, uma contribuição e tanto para os pais de primeira viagem nessas primeiras semanas com a criança.

Site: http://www.babyangel.co.nz/

Necessidade de capital de giro

A gestão inadequada do capital de giro pode acarretar sérias conseqüências para a empresa. A principal, obviamente, é a falência, decorrente do estado de insolvência atestada pela perda da capacidade de pagamento.

Dentre inúmeros fatores da inadequação gerencial, destacam-se: o excesso de imobilizações, ou seja, a empresa direciona a aplicação dos recursos na aquisição de imobilizados, prejudicando, assim, o financiamento do capital de giro; e o descompasso do ciclo operacional, em que os prazos para o giro de estoque e para o recebimento das vendas efetuadas superam o prazo de pagamento de fornecedores.

Dessa forma, o administrador financeiro deve se atentar à aplicação dos recursos e tentar negociar com seus fornecedores maiores prazos de pagamento, evitando atrasos na renovação dos estoques e no recebimento das duplicatas devidas.

domingo, 3 de maio de 2009

Principais análises das Demonstrações Contábeis

A análise das demonstrações contábeis, principalmente do balanço patrimonial e do demonstrativo de resultado de exercício, permitem aos usuários tomar decisões futuras em relação aos negócios da empresa.

Para tanto, destacam-se os principais índices determinantes da posição financeira, econômica e as taxas de retorno do investimento de uma organização em um determinado período.

1) Análise de situação financeira (capacidade de pagamento da empresa)
Índices:
- de liquidez corrente (ou liquidez comum);
- de liquidez seca;
- de liquidez geral;
- de liquidez imediata;

2) Análise da quantidade e qualidade das dívidas da empresa
Índice:
- de endividamento;

3) Análise da situação econômica (taxa de retorno sobre o investimento)
Índice:
- de rentabilidade

Ressalta-se, por fim, que as análises citadas devem ser realizadas em conjunto e sempre em confronto com índices-padrão, ou seja, índices médios aferidos mediante verificação de demonstrativos financeiros de outras empresas atuantes no mesmo segmento econômico da organização em análise.

Análise das demonstrações contábeis

Investidores, instituições financeiras, credores, governo e até mesmo os funcionários de uma companhia valem-se dos demonstrativos contábeis elaborados pela contabilidade para verificar a situação financeira, econômica e a rentabilidade da atividade empresarial.

As demonstrações contábeis que devem ser analisadas são:

- Balanço Patrimonial (BP);
- Demonstração do Resultado do Exercício (DRE);
- Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos (DOAR);
- Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA);
- Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL);
- Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC);
- Demonstração do Valor Adicionado (DVA);

Vale dizer que o balanço patrimonial e o demonstrativo de resultado de exercício são os relatórios financeiros mais utilizados para a análise das informações contábeis.

Dessa forma, com base nas demonstrações contábeis, os usuários podem extrair informações úteis sobre a posição econômico-financeira da organização e o retorno do investimento realizado pelos seus sócios ou por terceiros no desenvolvimento da atividade empresarial, utilizando-se, para tanto, de índicadores (índices ou quocientes) e análises vertical ou horizontal.

Portanto, ressalta-se a importância de se manter uma contabilidade fiel da empresa, que faça o levantamento dos demonstrativos contábeis acima citados, permitindo, assim, que todos os seus usuários possam tomar suas decisões com segurança.

sexta-feira, 1 de maio de 2009

ICMS sobre frete segundo decisão do STJ

O Superior Tribunal de Justiça decidiu que uma fábrica de veículos não é obrigada a pagar ICMS sobre o frete quando o transporte foi contratado pela própria revendedora diretamente com a transportadora.

O Fisco entendeu que a montadora deveria incluir o valor referente ao ICMS no preço de venda do veículo à concessionária e, por isso, exigiu o pagamento da diferença na entrada do veículo na loja.

No entanto, a Primeira Turma do STJ afastou a pretensão do Fisco e definiu que o frete só integra a base de cálculo do ICMS devido pela montadora na condição de substituta tributária nas hipóteses em que o transporte é realizado por ela ou por sua ordem, não sendo o caso de aplicação do art. 13, parágrafo 1o., II, 'b', da Lei Complementar n. 87/96.

Proc. REsp 865792
Relator: Min. LUIZ FUX - Primeira Turma do STJ