quinta-feira, 30 de abril de 2009

"Pequenos ainda têm problemas contábeis"

"Quando uma pessoa controla o dinheiro pelo canhoto do talão de cheques, procurando equilibrar os depósitos com os débitos, está fazendo um dos tipos mais simples de contabilidade pessoa física. Também é contabilidade o controle que a dona de casa faz das contas do mercado e das demais despesas, para chegar ao fim do mês sem débito. Numa grande empres, a contabilidade envolve processos complicados e sofisticados, que exigem um grande número de pessoas, entre as quais especialistas em legislação tributária, contadores, advogados. Porém, no caso de uma microempresa, quando o empreendedor tem o dinheiro contado para a operação do negócio e não sobra muito para pagar serviços de terceiros, a contabilidade ganha uma dimensão diferente. A imagem não é nova, mas continua valendo: quem tem mais cara e coragem do que capital, e mesmo assim se atreve a abir uma empresa (caso da maioria dos novos empreendedores), é obrigado a bater o escanteio, correr mais que a bola e cabecear para o gol - e, se possível, marcar o gol, claro, para não ficar atrás da concorrência. Antes era pior, quando não existiam, por exemplo,o Estatudo da Microempresa e outros processos que facilitaram a vida da pequena empresa, como o Simples. Mas ainda assim permaneceu uma boa carga de burocracia. Mesmo para uma microempresa - a forma jurídica mais descomplicada de desenvolver um negócio - existem inúmeras obrigações fiscais (...) E não se esqueça: perdeu o prazo, vem a obrigação de arcar com multas e, em alguns casos, juros de mora" (Pequenos ainda têm problemas contábeis. o Estado de São Paulo, São Paulo, 16 de aio de 2000. Texto extraído da obra "Análise de Balanços" do prof. José Carlos Marion).

Portanto, não há dúvidas: a assessoria de um contador é extremamente importante para auxiliar o empreendedor no desenvolvimento de sua atividade empresarial.

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Terceirização

Muitas empresas buscam a terceirização como alternativa para reduzir os custos da produção pela especialização, já que a empresa concentra suas forças na atividade principal, valendo-se de empresas secundárias para a realização das atividades acessórias e de apoio.

No entanto, o instituto merece atenção especial antes de ser aplicado na prática.

Nesse sentido, valem os dizeres do Analista Processual do Ministério Público do Trabalho, Joni Salloum Scandar:

Atividade que entrou na moda das empresas desde meados da década de 90, a terceirização, apesar de vantajosa em determinados casos, pode causar muitos problemas, em especial trabalhistas, caso não for efetuada dentro dos parâmetros legais.

Em tese, a terceirização de atividades é legal e não traria nenhum problema. O ponto chave é que, no entendimento da Justiça do Trabalho, do Ministério Público do Trabalho, do Ministério do Trabalho e Emprego e de outros órgão de fiscalização fazendária, as atividades que podem ser terceirizadas são aquelas que não interferem na atividade-fim da empresa, tais como segurança e vigilância, portaria, recepção, limpeza, asseio e manutenção. Qualquer atividade que se identifique com a atividade-fim da tomadora será considerada terceirização irregular.

Exemplos clássicos de terceirização irregular são os casos de serviços contratados para recepção e telefonista, em que o empregado que está efetivamente prestando os serviços para a tomadora acaba por auxiliar nas atividades de administração da empresa, em evidente desvio de função. Outro caso gritante são os chamados serviços de processamento de dados, muito utilizados por instituições financeiras, nos quais os prestadores, na realidade, a pretexto de realizarem processamento de dados, desempenham funções afetas aos serviços bancários, muitas vezes trabalhando como efetivos caixas. Empresas que também tem alto índice de terceirização irregular são as de logística, transporte de materiais e abastecimento de linhas de montagem.

Questão nova e interessante é a possibilidade de terceirização de serviços contábeis e escrituração fiscal. Desde que os prestadores de serviços não se envolvam em atividades de administração da empresa, realizando pura e simplesmente serviços contábeis e escrituração fiscal, não há irregularidades. Entretanto, é tênue a linha divisória nesse caso, devendo as funções, portanto, serem bem definidas, como de resto nas terceirizações em geral, a fim de evitar futuros transtornos.

terça-feira, 28 de abril de 2009

Músicas para a viagem



Viajar ouvindo uma lista de músicas selecionadas conforme seu roteiro de viagem. Essa é a idéia do site Amplified Journeys da empresa Harman International.

Basta acessar o site, indicar a cidade de origem e o seu destino e adicionar o seu ritmo e artista preferidos, para que seja apresentado um playlist de acordo com a rota de viagem. Pode ser também indicado apenas um ritmo preferido, que o site mostrará várias opções de artistas, o que permite ao viajante conhecer novos sons.

O site não cobra nenhum valor pelo serviço.

Vale a pena conferir essa grande idéia.

Site: http://www.amplifiedjourneys.hk

Imposto de renda incidente sobre o lucro decorrente da venda de imóveis

As consequências da crise econômica-financeira mundial, forçando muitas pessoas a adequarem suas finanças à nova realidade ou, simplesmente, o desejo de se mudar para uma casa maior ou localizada em uma área valorizada da cidade, tornam o setor imobiliário uma fonte altenativa de investimentos.

Nesse sentido, é preciso destacar a importãncia de um adequado planejamento tributário, pois o vendedor de um imóvel é obrigado a pagar 15% de Imposto de Renda sobre a diferença entre o preço de venda menos o preço de compra (IR sobre o Ganho de Capital), o que, em certos casos, pode até mesmo inviabilizar a concretização do negócio.

Demonstra-se, abaixo, um exemplo simples (sem considerar as deduções legais e os fatores de redução previstos na legislação em vigor) do cálculo do Imposto de Renda nas operações imobiliárias:

valor da alientação ........................ R$ 500.000,00
(-) custo de aquisição ..................... R$ 400.000,00
(=) ganho de capital ....................... R$ 100.000,00
(x) alíquota ............................... x 15%
(=) IR a pagar ............................. R$ 15.000,00

No entanto, a legislação tributária prescreve diversas situações isentando o vendedor do respectivo pagamento ou reduzindo o valor a ser pago nessas operações, o que exige um rigoroso planejamento tributário.

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Karaokê só para convidados




Lucky Voice é um bar em Londres que oferece aos seus clientes salas reservadas para karaokê.

O cliente pode agendar pelo site um horário e escolher a sala que mais o agrada para se reunir com seus amigos e cantar as músicas de um playlist selecionadas antecipadamente.

Todas as salas do bar possuem touch-screen, o que facilita não só a escolha das músicas a serem cantadas, mas também permite que os clientes peçam seus drinques para animar a noite. Nesse caso, basta aperta a tecla "thirsty" (sedento) que o bar as levará rapidamente até a sala.

E, para finalizar, o Lucky Voice também disponibiliza em seu site uma relação de músicas quem podem ser adquiridas pelo cliente que deseja cantá-las em sua casa e lança várias promoções periódicas para seus frequentadores.

Site: http://bars.luckyvoice.com

domingo, 26 de abril de 2009

Para controlar os gastos dos filhos adolescentes

Sediada em San Diego, nos Estados Unidos, a SocialWise oferece um método denominado Billmyparents para controlar os gastos que filhos adolescentes podem causar utilizando um cartão de crédito.

Billmyparents não é simplesmente um cartão de crédito pré-pago. Mais do que isso, é uma forma de pagamento que coloca o controle nas mãos dos pais. Adolescentes fazem suas compras online participando, pela internet, de um website de vendas – atualmente, apenas cartões de presente podem ser comprados, porque o serviço ainda no seu início. Quando ocorre o uso do BillMyParents, os pais são notificados das compras requeridas. Os pais que aprovarem os pedido de compra podem entrar com os dados do seu cartão de crédito para completar a transação; por outro lado, eles podem rejeitá-los e seus filhos serão automaticamente notificados. Os adolescentes jamais terão os dados dos cartões de créditos de seus pais, que permanecem com o controle direto dessas informações.

O serviço, por enquanto, é apenas disponibilizado nos Estados Unidos, mas é uma ótima opção, ainda mais em época de crise, de controlar gastos.

Site: www.billmyparents.com

Estratégia para vencer a concorrência com base em informações contábeis

As grandes companias, que são obrigadas a publicar seus balanços periodicamente por meio da imprensa oficial, valem-se das informações contábeis publicadas por suas concorrentes para tomar decisões e adotar estratégias.

Com base nos demonstrativos financeiros de uma empresa, é perfeitamente possível analisar o ritmo de vendas, se estão aumentando ou diminuindo, bem como a margem bruta realizada e o nível e categoria das despesas, a margem operacional refente a determinado período e, ainda, índices econômicos, financeiros e de rentabilidade, como por exemplo, a situação de liquidez e endividamento com que os ativos são administrados.

Dessa forma, as informações contábeis de um concorrente podem melhor sustentar a tomada de decisão, permitindo que a empresa siga diferentes estratégicas para se destacar em um mercado atual extremamente concorrido.

sábado, 25 de abril de 2009

No seu bar ou no meu?



MINIBAR é um novo tipo de bar, onde os próprios clientes se servem, não precisando esperar que alguém os sirva.

Funciona da seguinte forma:

Os consumidores deixam um passaporte ou uma licença para entrar com um dos funcionários da empresa e recebem em troca uma bacia com gelo e uma chave, que dará acesso a um dos 45 MINIBARS dispostos no hall de entrada. Cada um desses mini bares é personalizado conforme o gosto do cliente, que pode reservá-lo antecipadamente pela internet e escolher o tipo de mini bar - somente com cervejas, só com champagne ou com as duas bebidas juntas - o que faz com que cada frigobar varie de tamanho, conteúdo e em quantidade do estoque.

Esses mini bares têm aberturas na partes detrás, permitindo que o estoque seja renovado com maior facilidade e fora da vista dos consumidores.

O primeiro MINIBAR fundado está localizado no coração de Amsterdã e rapidamente esse novo conceito de bar tende a se expandir para vários lugares do mundo.

Site: www.minibaronline.com

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Móveis ao gosto do cliente



O site francês Myfab.com leva os consumidores a dizerem coletivamente quais os móveis e acessórios para casas eles querem ver produzidos pelos fabricantes e lhes permite comprá-los com preços mais próximos da fábrica.





A cada semana a matriz da Myfab em Paris publica um catálogo com itens que serão avaliados por meio de votos, convidando, assim, os membros do site a indicar os itens que mais gostaram. Os itens mais votados são colocados em produção por uma fábrica parceira da Myfab´s e começam a ser disponibilizados para a compra pelo site. Enquanto a maioria dos grandes fabricantes de móveis coloca seus preços 10 vezes acima do que eles realmente custaram para ser fabricados,, a Myfab afirma que seus preços podem ser até 70 por cento mais baixo desde que não existam atacadistas envolvidos na negociação. Todas as fábricas parceiras devem aderir ao regulamento de controle de qualidade do site e os consumidores têm uma semana de testes para decidir se estão satisfeitos com o produto. Myfab´s comercializa os móveis na França, Alemanha, Suíça, Holanda e Grã-Bretanha. A entrega demora em média 9 semanas, e o consumidor pode acompanhar, pelo site, as etapas da produção. Ademais da fabricação de móveis, Myfab´s utiliza-se do mesmo sistema para oferecer produtos que estão em moda, acessórios, equipamentos esportivos e relógios.



As empresas estão se atentando aos anseios dos consumidores para não correr o risco de perdê-los.

Site: http://www.myfab.com/

Algumas razões para o insucesso das pequenas empresas

Inúmeras são as pesquisas que apontam a mortalidade prematura de pequenas empresas no país. As principais causas para o insucesso estão intimamente relacionadas a fatores conjunturais, administrativos e financeiros, destacando-se a falta de demanda, a inexperiência do empresário, a escassez de crédito a inadimplência de clientes, a carga tributária, dentre outros fatores.

Contudo, o que chama a atenção, conforme pesquisa realizada pelo Sebrae e publicada na Gazeta Mercantil, em 18 de fevereiro de 2000, é o que índice de mortalidade aumenta na mesma proporção que o empresário se ausenta do negócio, ficando evidente que a mantença da empresa depende da dedicação exclusiva do empresário.

Outro erro cometido pelo novo empreender é o de confiar ao contador ações que seriam de sua competência. "Por deficiência gerencial ou desconhecimento do mercado, essas delegações redundam em fracasso, mesmo porque a atividade do contador é mais de retaguarda que de linha de frente".

Portanto, contar com o auxílio de um contador é fundamental. No entanto, certas ações são restritas e de competência exclusiva do empresário, que, assim, aliando suas habilidades negociais e administrativas com a assessoria contábil, poderá desenvolver com maestria suas atividades empresariais.

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Bionatus Laboratório Botânico Ltda




A Bionatus Laboratório Botânico Ltda. iniciou suas atividades em Junho de 1992, e vem se destacando no mercado brasileiro de fitoterápicos, com uma evolução significativa neste segmento. A preocupação em oferecer o máximo em qualidade, tanto em produtos quanto em serviços e qualidade de vida da comunidade, tem sido a tônica desse desenvolvimento.

A empresa tem como atividade principal, a fabricação, importação e exportação de alimentos funcionais, medicamentos fitoterápicos e cosméticos.

Instalada com capital 100% nacional em São José do Rio Preto, noroeste paulista, a Bionatus apresenta estrutura de distribuição presente em todo país, sendo seus produtos vendidos nas principais redes de farmácias e drogarias do Brasil. A Bionatus conta hoje também com mais duas unidades, uma na cidade de São Paulo, no bairro da Lapa, onde está a Central de Vendas e Distribuição da empresa, e outra em Aparecida do Taboado, interior do estado do Mato Grosso do Sul, estabelecida ali a outra fábrica de alimentos funcionais da empresa.

A Bionatus está em conformidade com a Social Accountability – SA8000 – cada vez mais reconhecida no mundo como um sistema efetivo de implementação, manutenção e verificação de condições dignas de trabalho. Atualmente são mais de 160 empresas certificadas com SA8000 em diversos países.

Apresenta uma linha com 80 produtos, dos quais os mais vendidos, respectivamente, são:

• Lipofim 700
• Propovit Spray Menta
• Bioginkgo 80mg
• Bioginkgo 40mg

Qualidade e bem-estar, essas são as especialidades da Bionatus, uma empresa atenta a cores, formas, aromas e propriedades medicinais da rica flora brasileira. É unindo conhecimento milenar das plantas com a tecnologia de ponta que a Bionatus demonstra seu respeito aos clientes e ao meio ambiente.

Site: www.bionatus.com.br






Bionatus Laboratório Botânico Ltda started its activities in June, 1992, and since than it has been feature in Brazilian marketplace selling natural products. The concern in offer the best products and services for all the community had been the main reason to develop business activity.

The company manufactures, imports and exports food supplement, natural medicines and cosmetics. Bionatus’ headquarter is at São José do Rio Preto, estate of São Paulo, and the products are sold for the most important drugstores in Brazil. Besides, the company is according to Social Accountability – SA 8000.

Quality and wellness are the aims of the company, which is aware on the colors, sizes, fragrances and proprieties of brazilian lush. Combined ancients knowledge with high technology, the company demonstrates your respect to the clients and the environment.

Please access the site: www.bionatus.com.br and take a look at all the Bionatus´ products.







7 + 1 pecados das pequenas empresas

Além de todos os pecados descritos no post abaixo, ainda é possível citar mais 1 (um): não contar com a assessoria contábil de um escritório ou de um profissional competente.

É imprescindível a contratação de uma assessoria contábil para dar suporte ao pequeno empresário no desenvolvimento de sua atividade empresarial. Instrui-lo a emitir corretamente os documentos fiscais, bem como a organizá-los de forma que possam ser fielmente escriturados na contabilidade, com a consequente apuração dos inúmeros tributos existentes (e são muitos!!!), possibilitando, assim, o levantamento periódico do balanço patrimonial e da demonstração dos resultados do exercício e da realização de planejamento tributário; elaborar e transmitir todas as obrigações acessórias (e são muitas !!!) exigidas pela legislação em vigor; orientá-lo sobre o registro de funcionários, elaboração de folha de pagamento e eventuais rescisões; e, ainda, auxiliá-lo a regularizar legalmente a empresa perante os órgãos públicos competentes e a se manter constantemente atualizado.

As empresas, por meio de seus representantes, devem saber de todas as obrigações legais a que estão submetidos e confiar a realização dos respectivos trabalhos a escritórios contábeis ou a profissionais da área legalmente habilitados e preparados para prestar a assessoria necessária!

Os 7 pecados das pequenas empresas

"Conheça os principais erros dos marinheiros de primeira viagem e saiba como evitá-los:

1. Capital de Giro e Estoque

Comprar mercadorias mais do que o necessário é sinônimo de redução do capital de giro. Da mesma forma que, na falta de mercadorias em estoques, as vendas são prejudicadas.
(...) A saída para quem está começando é observar o movimento no concorrente em diferentes meses e dias da semana e ficar atento ao público-alvo, observando quais os produtos mais procurados.

2. Sociedade

Há quem procure anúncios de jornal, achando que basta encontrar um parceiro que possa injetar capital na firma (sic). O empresário esquece que essa pessoa vai conviver diariamente com ele e, principalmente, vai dividir os lucros e tomar decisões vitais para o empreendimento.

Os consultores costumam comparar sociedade ao casamento, Antônio Cesar de Oliveira explica que um sócio deve ser escolhido com a razão e não com a emoção. Parentes e amigos muito próximos, por exemplo, podem representar um risco. Outro consultor, Ulysses Reis, aconselha que os sócios procurem se conhecer bem, trabalhar juntos em negócios menores e, só então, se arrisquem a montar um negócio de longo prazo.

3. Inexperiência no Ramo

Com os programas de demissão voluntária, os chamados PDVs, o mercado ficou saturado de pessoas com capital disponível e vontade de montar seu próprio negócio. Essas pessoas, no entanto, na maioria das vezes trabalhando em empresas estatais por longo período, não tinham experiência nos ramos escolhidos.

A alternativa, nesse caso, é procurar profissionais antigos no setor que possam trabalhar como sócios ou prestar algum tipo de assessoria. Outra opção é encomendar um estudo de viabilidade em uma consultoria.

4. Aluguel

Muitos comerciantes tendem a achar que podem resolver sozinhos problemas que competem a profissionais, como a análise de um contrato de locação de imóvel. Com isso, cláusulas importantes e que podem provocar o fechamento da empresa passam despercebidas.

Nesse ponto, não há como economizar. Qualquer empresa, por menor que seja, precisa de assessoria jurídica nesses momentos.

5. Fatores macroeconômicos

Pacotes ou planos econômicos e outras modificações na conjuntura financeira do país refletem diretamente no desempenho dos negócios.

6. Ponto Comercial

Muitos empreendedores escolhem o ponto comercial sem pesquisar fatores como o fluxo de pessoas do local, se o sol da tarde bate na vitrine, dificultando a visualização dos produtos, e se o tamanho da loja é compatível com o produto que se pretende vender.

É preciso verificar os mínimos detalhes como segurança, limpeza, proximidade de estacionamento e frequência de público são aspectos fundamentais. Antes de fechar negócio, consultores aconselham que o empresário frequente por um tempo o local onde pretende fazer instalações. Dessa forma é possível verificar se as condições estão dentro de suas exigências.

7. Orçamento mal administrado

Há empresários que não esperam o prazo de maturação do negócio e começam a gastar grande parte ou a totalidade do lucro logo no início. Estes ficam descapitalizados para reinvestirem no negócio. Toda empresa quando nasce precisa de um período chamado "tempo de maturação". Nessa fase, o empresário deve ter cuidados redobrados com a administração dos recursos. É preciso calcular os gastos e, assim, fazer uma estimativa do faturamento. Além disso, é fundamental que as retiradas sejam mínimas e o capital seja reinvestido. Consultores calculam que deve ser reservado, pelo menos, 30% do faturamento mensal no caixa da empresa".

Fonte: Os 7 pecados das pequenas empresas. Jornal do Commercio, 12 jul. 2000, p. B-20 extraído da obra "Análise das Demonstrações Contábeis", 4a. edicação, do professor José Carlos Mairon.

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Não há desculpas ...

O art. 1.179 do Código Civil impõe a todo empresário, seja individual ou sociedade empresária, a obrigação de seguir um "sistema de contabilidade, mecanizado ou não, com base na escrituração uniforme de seus livros, em correspondência com a documentação respectiva, e a levantar anualmente o balanço patrimonial e o de resultado econômico".

Ou seja, todo empresário é obrigado manter um sistema de escrituração contábil periódico e a levantar, todo ano, dois balanços financeiros: o patrimonial e o de resultado econômico.

A escrituração ora em pauta é tarefa atribuída por lei ao contabilista, conforme art. 1.182 do Código Civil, que deve ser legalmente habilitado, ou seja, estar devidamente inscrito no órgão regulamentador da profissão.

Com a entrada em vigor da Lei Complementar n. 123/06, a obrigação assumiu relevo ainda maior, pois o legislador foi claro ao dispensar apenas o empresário individual que aufira receita bruta anual de até 36 mil reais. Todos os demais devem cumprir as exigências previstas no Código Civil.

Com o SPED fiscal e o contábil, e a implantação da nota fiscal eletrônica, a escrituração contábil e os demonstrativos financeiros terão uma importância ainda maior.

Contador de histórias

A rede de hotéis Hyatt, em Londres, com o intuito de fidelizar seus clientes, comprou a idéia do jornalista Damian Barr, do diário The Times, e passou a oferecer aos seus hóspedes a possibilidade de lerem um conto, ou de fazê-lo para seus filhos, para que tenham os “mais doces sonhos”.

Além dessa possibilidade, também oferecem aos clientes a oportunidade de jantarem com o jornalista e aproveitarem o momento para que este ponha em dias as últimas novidades e fofocas do mundo literário.

Até o presente momento a idéia funciona, tanto que a rede de hotéis pretende também oferecer aos hóspedes obras de teatro.

Simples e fácil: papel de parede decorativo






Perfeito para consumidores que gostam de personalizar seu ambiente, as empresas Blik e Wonderful Graffiti vendem papéis de parede decorativos que podem ser facilmente aplicados e removidos.

A primeira empresa, a Blik, tem uma extensa variedade de gráficos de superfícies, alguns deles assinados por grandes designers. Seus produtos são ideais para consumidores que desejam transformar as paredes de seus quartos ou escritórios em poucos minutos. Feitos de PVC, esses “adesivos” de parede parecem pinturas quando aplicados nos ambientes.

Já a Wonderful Graffiti investe na “força das palavras”, vendendo papéis de parede com letras de poemas ou citações literárias. O mais interessante é que o consumidor pode criar seu próprio papel de parede com as palavras que desejar, pela próprio site da empresa!

Como são fáceis de serem removidos, esses “adesivos” de paredes podem ser usados em eventos especiais e temporários, como é o caso de um casamento ou de uma formatura.

Oportunidade para vários nichos do mercado: de designers e arquitetos a gráficas.

Fontes: www.whatisblik.com
http://secure.wonderfulgraffiti.com

terça-feira, 21 de abril de 2009

O inferno são os outros

Muitas são as empresas atualmente em processo de falência ou em grandes dificuldades de sobrevivência e os principais fatores que seus gestores apontam para sustentar essa situação são, dentre outros, os encargos sociais, a excessiva carga tributária, falta de recursos e juros altos.

No entanto, nem sempre esses fatores isolados acarretam o declínio e/ou a consequente extinção dessas empresas.

Muitas vezes, a principal causa repousa na má gerência, "nas decisões tomadas sem respaldo, sem dados confiáveis", em função da elaboração de uma contabilidade que foge à realidade, "maquiada" para atender às obrigações fiscais impostas pela legislação.

Nesse sentido, ressalta-se a importância da Contabilidade baseada em informações reais, que possam fundamentar as decisões dos gestores empresariais.

Em 2 (dois) minutos seu prato pronto. Bom apetite!



Selecionei para o blog mais uma grande idéia - trata-se do restaurante "Brasil Wok Culinária Saudável", localizado no shopping D. Pedro, em Campinas - que é uma espécie de "self service" em que o cliente monta o seu prato na hora com a ajuda de um chef.

Funciona da seguinte forma:

- Você pega uma cumbuca;
- Serve-se dos legumes de sua preferência (cenoura, tomate, ervilhas, pimentão), que já estão todos fatiados e bem frescos;
- Entrega para o chef e escolhe as carnes (filé mignon, frango, peixe etc.) e o molho (barbecue, frango, rose etc.);
- O chef colocará todos os ingredientes que você escolheu na frigideira e, em poucos minutos, seu prato estará pronto;
- Depois, por fim, é só escolher seu acompanhamento (arroz, arroz integral, batata palha ...);

Provei o filé mignon ao molho de barbecue com os legumes por mim escolhidos, acompanhados de arroz e batata palha. Refeição saudável e muito saborosa. Excelente idéia.

3 (três) perguntas que a Contabilidade responde

A Contabilidade norteia a tomada de decisões de seus usuários. Os usuários podem ser internos (ex.: gerente, diretores, administradores, etc.) e externos (bancos, fornecedores, Governo, investidores etc.), que, independentemente do tamanho da organização, utilizam-se dos relatórios e das informações compiladas pela contabilidade para tomar a correspondente decisão.

Assim, um fornecedor antes de fechar um negócio com a empresa, ou o banco antes de efetuar um empréstimo, ou, ainda, um investidor antes de direcionar seus recursos para a organização, formulam 3 (três) questões fundamentais:

- Em um determinado período, qual o resultado alcançado pela empresa?
- Neste período, qual é a posição da empresa?
- Como foram obtidos e aplicados os recursos?

Todas essas perguntas podem ser respondidas pela contabilidade. Daí a sua importância para as decisões de negócios.

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Não comprometa sua situação financeira

Imagine um pedido significativo que uma grande empresa do cenário nacional faz a sua empresa. O negócio é excelente à primeira vista e, por isso, você se pergunta: Será que o comprador terá recursos suficentes para realizar o pagamento? E se houver atraso no pagamento das duplicatas? Ou, então, se for decretada a falência do comprador antes do respectivo pagamento, terei bens em garantia?

Essas dúvidas poderão ser solucionadas com a análise da contabilidade do comprador, com a indicação de sua situação financeira e econômica, ou seja, evidenciará a capacidade de pagamento a curto prazo e a solidez para garantir a dívida contraída.

Trata-se de uma medida simples, que lhe garantirá maior segurança ao decidir vender seus produtos em grandes quantidades sem comprometer sua situação financeira.

Shopping de serviços para a terceira idade



Ao visitar Holambra – cidade no interior do Estado de São Paulo – conheci um “centro de repouso” - Centro Social Holandês - para o público da terceira idade, que foi fundado pelos primeiros descendentes de imigrantes holandeses e é mantido pelos próprios idosos atualmente. Nesse centro, além da inegável qualidade de vida e da tranqüilidade, eles podem usufruir de uma estrutura médica especializada e de instalações habitacionais planejadas para suas necessidades.

Pensando nesse público, pesquisei idéias de negócios e constatei que a loja HOJO, localizada em Lyon, na França, ciente de que o número de pessoas com mais de 65 anos de idade tende a duplicar nos próximos anos, principalmente em função do aumento da expectativa de vida, oferece uma grande variedade de produtos dedicados à terceira idade.

Inspirada em uma loja espanhola, a Spain´s SeniorStore, o conceito da HOJO é de um “shopping de saúde e bem estar”, em que são disponibilizados em torno de 400 produtos divididos por categorias, que incluem não só produtos destinados à saúde das pessoas idosas, mas também ao seu bem estar e conforto, comunicação e segurança, e vão ainda mais longe com a oferta de tratamento com produtos aromáticos e de moda.

Além disso, a empresa arquitetou suas instalações de forma a simplificar e facilitar a passagem das pessoas idosas dentro de sua loja, providenciando, ainda, etiquetas de preços com letras maiores e uma equipe de profissionais treinada para atender aos desejos do seu público sênior. Ademais, também promove eventos de culinária, informática e massagens destinados à terceira idade.

A expectativa da HOJO é expandir seus negócios para mais 35 cidades da França em rede de franquias nos próximos 5 (cinco) anos.

sábado, 18 de abril de 2009

Mix: aprendendo inglês na cafeteria


Tendo um encontro casual para aprender inglês, quem freqüenta o café Language-Lounge em Hamburgo, na Alemanha, pode associar lições de inglês com uma cafeteria.

Pagando uma taxa ao mês, freqüentadores podem aparecer por lá de segunda a quinta-feiras, das 17 às 21 horas para aulas de conversação em inglês.

A empresa compara sua organização com membros de uma academia; não há necessidade de se matricular por dias ou horários fixos – freqüentadores podem se juntar quando acharem conveniente.

O plano mais barato é de 59 euros por mês e dá direito a uma classe por semana. Os membros que se filiam a um plano mais caro têm acesso a tantas classes quanto queiram por mês e o preço fixado é de 99 euros por mês.

Os grupos “informais” de conversação são chefiados por ingleses nativos que têm menos de dois anos de experiência ensinando o idioma.

Uma ótima idéia para escolas de idiomas e cafeterias que queiram se diferenciar no mercado.

quinta-feira, 16 de abril de 2009

Uma idéia para os donos de cafés


Font: Springwise

Após uma pesquisa realizada no mercado, encontramos uma criativa idéia que pode ser desenvolvida pelos administradores e proprietários de cafés.

Trata-se da mistura de café com estúdio de artes.

Funciona da seguinte forma: além de oferecer os usuais componentes de um café - café, chá, vinhos, sanduíches, sofás confortáveis, wifi /internet banda larga - os consumidores/clientes são encorajados a aprender a pintar em um espaço conectado ao café..

São oferecidos tintas, pincéis, telas e uma equipe de profissionais e artistas residentes na cidade para ensinar aos clientes as técnicas de pintura ou, simplesmente, dar algumas dicas para entretê-los enquanto consomem, por exemplo, um bom vinho ou um relaxante chá.

É uma criativa idéia para fortalecer o empreendimento inicial.

terça-feira, 14 de abril de 2009

Mais uma boa notícia para as ME´s e EPP´s do Estado de SP

O Governador José Serra publicou nesta data o Decreto n. 54.229, regulamentando a Lei n. 13.122, de 7 de julho de 2008, que dispõe sobre o tratamento simplificado e diferenciado às microempresas e às empresas de pequeno porte, nas contratações realizadas no âmbito da Administração Pública Direta e Indireta.

O ato normativo em pauta poderá ser visualizado na íntegra no site Velani (www.velani.com.br), destacando-se, por oportuno, os artigos 2o. e 3o.:

Artigo 2° - O tratamento simplificado e diferenciado de que trata este decreto, será conferido às microempresas e empresas de pequeno porte, mediante a realização de procedimento licitatório:

I - destinado exclusivamente à participação de microempresas e empresas de pequeno porte nas contratações cujo valor estimado seja de até R$ 80.000,00 (oitenta mil reais);

II - em que se exija das licitantes a subcontratação de microempresa ou de empresa de pequeno porte, desde que o percentual máximo do objeto a ser subcontratado não exceda a 30% (trinta por cento) do total licitado;

III - em que se estabeleça cota de até 25% (vinte e cinco por cento) do objeto para a contratação de microempresas e de empresas de pequeno porte, em certames para a aquisição de bens e serviços de natureza divisível.

§ 1º - O tratamento simplificado e diferenciado aplica-se apenas aos casos em que houver previsão no instrumento convocatório, se adotar o tipo de licitação menor preço e as contratações não afetas a área da saúde.

§ 2º - A soma dos valores licitados em conformidade com este artigo não poderá exceder a 25% (vinte e cinco por cento) do total licitado em cada ano civil.

§ 3º - Não se admitirá a exigência de subcontratação para o fornecimento de bens, exceto quando estiver vinculado à prestação de serviços acessórios.

§ 4º - No caso de procedimentos licitatórios instaurados nos termos deste artigo, em que não houver comparecimento de interessados, as respectivas contratações poderão ser realizadas precedidas de novos procedimentos licitatórios, sem a adoção do tratamento simplificado e diferenciado de que trata este decreto.

Artigo 3° - A adoção do tratamento simplificado e diferenciado de que trata este decreto em cada contratação, dependerá da ocorrência cumulada dos seguintes fatos:

I - a existência de no mínimo três fornecedores competitivos enquadrados como microempresas ou empresas de pequeno porte sediados local ou regionalmente, capazes de cumprir as exigências estabelecidas no instrumento convocatório;

II - for vantajosa para a administração e não representar prejuízo ao conjunto ou complexo do objeto a ser contratado ou à preservação da economia de escala;

III - a soma dos valores licitados nos termos do disposto no artigo 2º não ultrapassar 25% (vinte e cinco por cento) do total licitado em cada ano civil.

Parágrafo único - A adoção ou não do tratamento referido no “caput” deste artigo deverá ser definida em despacho fundamentado da autoridade competente no ato de abertura do procedimento licitatório.

Uma boa notícia para as ME´s do Estado de SP

PROGRAMA ME COMPETITIVA (art. 1o.)

Foi publicado nesta data - 13 de abril de 2009 - o Decreto n. 54.227, que dispõe sobre o regulamento da Lei n. 12.187, de 5 de janeiro de 2006, o qual autorizou a instituição do PROGRAMA ME COMPETITIVA.

O PROGRAMA ME COMPETITIVA destina-se ao APOIO FINANCEIRO às MICROEMPRESAS e EMPRESAS DE PEQUENO PORTE que tenham sede no Estado de SÃO PAULO e cuja receita bruta anual NÃO ultrapasse R$ 2.400.000,00 (dois milhões e quatrocentos mil reais).

O apoio financeiro será prestado mediante SUBVENÇÃO ECONÔMICA em financiamentos concedidos pela NOSSA CAIXA DESENVOLVIMENTO - AGÊNCIA DE FOMENTO DO ESTADO DE SÃO PAULO S.A. ou por quaisquer instituições financeiras credenciadas.

REQUISITO OBRIGATÓRIO (art. 3o.)

Para o acesso ao Programa ME COMPETITIVA, as empresas deverão comprovar SITUAÇÃO DE REGULARIDADE JUNTO AO FISCO ESTADUAL mediante apresentação de certidão comprobatória de regularidade fiscal relativa ao ICMS e outros tributos estaduais.

APLICAÇÃO DOS RECURSOS OBTIDOS (art. 2o.)

Os recursos obtidos pelas microempresas e empresas de pequeno porte no âmbito do Programa ME Competitiva deverão ser OBRIGATORIAMENTE aplicados na AQUISIÇÃO DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS NOVOS, FABRICADOS POR INDÚSTRIA PAULISTA ou em OPERAÇÕES DE CAPITAL DE GIRO, preferencialmente associadas a investimento.

Ressalva: o parágrafo único do artigo 2o. estipula que, caso não haja produção em território paulista, as aquisições poderão ser realizadas junto às indústrias localizadas em outras unidades da Federação ou na sua inexistência, importados de outros países.