sábado, 28 de fevereiro de 2009

A Contabilidade é um Bem Necessário

A Contabilidade é um importante instrumento de gestão empresarial. Ao decifrá-la seus usuários adquirem informações úteis e necessárias para a tomada segura de decisões referentes ao patrimônio de uma entidade e suas modificações.

A expressão ‘”entidade” não se restringe apenas ao empresário individual ou à sociedade empresária formalmente constituída, mas alcança também as sociedades informais, as pessoas físicas, entes sem fins lucrativos, empresas públicas etc., que têm seu patrimônio e o respectivo progresso avaliados sistematicamente pelos usuários contábeis, classificados em dois tipos: os internos e os externos.

Os usuários internos têm acesso às informações detalhadas da entidade e podem controlar diretamente o patrimônio e suas modificações. Por outro lado, aos usuários externos, dos quais são exemplos os credores, os fornecedores, o governo, os investidores, dentre outros, não há o acesso direto a essas informações, restando-lhes conhecer a entidade e sua evolução patrimonial por meio das demonstrações e relatórios contábeis, assumindo, assim, a contabilidade uma posição de destaque.

Especificamente em relação aos empresários, conscientizar-se da importância da contabilidade e contar com o auxílio de um bom escritório contábil e de profissionais competentes torna-se fundamental para o sucesso da atividade empresarial e a evolução patrimonial da empresa.

Nesse sentido, equivoca-se o empresário ao imaginar que a contratação de um escritório de contabilidade depende apenas de uma indicação ou, o que é pior e com freqüência ocorre, porque foi oferecido um menor preço para a realização dos respectivos serviços.

Clássicos são os dizeres:
“- Quem ‘cuida’ da minha empresa é o escritório ‘X”, que me cobra um terço do valor que é cobrado por outros escritórios contábeis existentes no mercado”; ou, então,
“- A minha ‘contabilidade’ é feita pelo parente do meu amigo de rachão nos fins de semana”.

Dessa forma, a falta de conscientização do empresário da importância da contabilidade para a sua empresa, ou então, o engodo de uma aparente “economia” ou de uma inexistente “redução de custos” podem causar sérios problemas, dentre os quais se destacam:

1º) Toda empresa depende de créditos. E é por meio da análise e interpretação das informações registradas e consolidadas nas demonstrações e nos relatórios contábeis que os credores (usuários externos da contabilidade) tomarão a decisão de concedê-los ou não.

2º) Comprar mercadorias ou adquirir matéria-prima de fornecedores, que também são usuários externos da contabilidade, dependerá da avaliação da capacidade de pagamento da empresa adquirente. Essa avaliação também será feita com base nas informações contábeis.

3º) O fomento de certas atividades pelo Estado, a participação em licitações públicas e, principalmente, a fiscalização do recolhimento de tributos e do cumprimento de obrigações acessórias (inúmeras declarações entregues aos diversos Fiscos, que geram multas de elevado valor) também dependerá da análise dessas demonstrações.

4º) E, por fim, os investidores, que, para decidirem sobre a aplicação de suas economias, adquirindo direitos e, conseqüentemente, participando do lucro, precisam ter uma visão clara da situação contábil da empresa a ser investida.

Sendo assim, após a citação de alguns fatos que tornam a contabilidade de suma importância, cabe, agora, uma reflexão aos empresários: “Será que realmente vale a pena economizar ou reduzir custos e não contratar um bom escritório contábil para proceder com exatidão aos registros contábeis de minha empresa, analisá-los e interpretá-los, permitindo assim a concessão de créditos, a compra de mercadorias para revenda ou matéria-prima para produção, o fiel cumprimento das obrigações legais impostas pelo Estado, a garantia, sem restrições, de participação da minha empresa em licitações públicas, e, ainda, que investidores apliquem recursos tornando-a mais forte no mercado?”

A resposta é óbvia.

Velani Contabilidade e Assessoria
Rua Imperial, 346 – Vila Imperial – CEP 15015-610
e-mail: junior@velani.com.br /msn: juniorvelani@hotmail.com
São José do Rio Preto/SP